Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Das Igrejas locais » Recomeçar pela família    

Recomeçar pela família   versione testuale
Do Sínodo à teoria de gênero, os temas abordados pela Plenária dos bispos croatas em Zagreb


O Sínodo dos Bispos sobre a família, as novas prioridades pastorais e uma mensagem sobre a teoria de gênero. Estes foram os temas centrais da Plenária dos bispos croatas que ocorreu em Zagreb, Croácia. A
introduzir os trabalhos, do qual presenciou também o núncio apostólico na Croácia, Arcebispo Alexander d'Errico, foi o presidente da Conferência Episcopal, monsenhor Želimir Puljic, que em seu discurso de abertura quis lembrar também dois aniversários importantes celebrados este ano: o centenário da eclosão da 1ª Guerra Mundial e o 50º aniversário da proclamação de São Bento o Patrono da Europa.
No exame da Assembleia também o preparativo do segundo encontro nacional das famílias croatas, previsto para dia 19 de abril de 2015, no Santuário de Nossa Senhora de Trsat em Rjieka. O tema escolhido para esta segunda edição, que será precedida dia 18 de abril, por uma vigília de oração, é “A Família, a portadora da vida, esperança e o futuro da Croácia.” A propósito das prioridades pastorais da Igreja croata, num futuro próximo, à luz a experiência bem-sucedida do Congresso Eucarístico Nacional de 1984 salientou a importância de fazer escolhas estratégicas para enfrentar os atuais desafios pastorais no país. Finalmente, o episcopado croata produziu um documento intitulado “Macho e fêmea Deus os criou” para admoestar os fiéis da ideologia de gênero que questiona os dados naturais da sexualidade, dissociando o sexo biológico da sua dimensão cultural. “A melhor resposta a este desafio – Destacam os bispos croatas – é o anúncio autêntico do Evangelho e o seu testemunho cotidiano”.
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia