Torna in Home Page
 HOME POR » Sociedade » Questões jurídicas » Roubo de palavras e símbolos    

Roubo de palavras e símbolos   versione testuale
Monsenhor Anatrella explica em uma entrevista por que não podemos falar, nunca, de "casamento" homossexual


"Acolher com gentileza e simpatia todas as pessoas, que é o que a maioria dos sacerdotes fazem, é uma coisa; criar a instituição "matrimônio" de acordo com a sua situação particular é outra coisa." É o que diz monsenhor Tony Anatrella em uma entrevista com o Zenit sobre o voto irlandês recente em favor das uniões homossexuais, apontando que, longe de ser "atrasado", a posição católica é "profética". Psicanalista e especialista em psiquiatria social, mons. Anatrella é consultor do Pontifício Conselho para a Família e pelo Pontifício Conselho para a Saúde.
 
O voto irlandês, ele explica, é "uma derrota para a família e o sentido do matrimônio, que se expressa na aliança dos dois sexos; uma instituição que não se aplica a quem tem uma atração por pessoas do mesmo sexo. A aliança, portanto, é alterada porque o casamento é uma instituição secular criada em extensão da diferença sexual. Esse trabalho é um roubo de palavras e símbolos utilizados em dois similares, que estão fora da lógica do vínculo matrimonial."
À luz de tal situação, o direito civil perde sua força, porque diz muito "sobre o estado deletério das democracias ocidentais que também pretendem dar lições ao resto do mundo e colonizar ideologicamente a mente com uma mudança de paradigma . Nós queremos redefinir o casal, o matrimônio e a família começando com a orientação sexual (que são simplesmente desejos) em detrimento das duas identidades sexuais de homens e mulheres. Estamos - continuou - diante de um declínio na vida emocional se queremos organizar a sociedade com base na orientação sexual, em vez de a partir de apenas duas identidades sexuais que existem: o masculino e o feminino". Tudo o mais, interpretado indiscriminadamente como "homofóbico", "nos impede de pensar para fazer as necessárias distinções".
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia