Torna in Home Page
 HOME POR » Pessoas » Separados, divorciados y nuevas uniones » Matrimônio e Eucaristia    

Matrimônio e Eucaristia   versione testuale
Em Gênova, durante uma conferência acadêmica, Dom Laffitte traçou um paralelo entre o dom da Eucaristia e o dom nupcial, fazendo sua contribuição ao debate sobre a comunhão para divorciados recasados


Foi Dom Jean Laffitte, secretário do Pontifício Conselho para a Família, para abrir o ano acadêmico 2014-2015 da seção genovês da Faculdade Teológica da Itália Setentrional. A sua aula acadêmica, realizada quarta-feira, 29 outubro, em Gênova, teve como tema "Matrimônio e Eucaristia. Aspectos teológicos".
 
O Secretário do PCF, depois de tomar em consideração 22 (ou seja, o quinto ciclo) da 134 “Audiência Geral” de João Paulo II – coração pulsante da renovação da teologia sacramental e da antropologia do matrimônio e da família – em seguida, falou da natureza sacramental do matrimônio, fazendo um paralelo entre a lógica do dom eucarístico e a do dom nupcial.
 
No final da palestra Dom Laffitte então abordou a questão premente da comunhão para os divorciados recasados recordando como "a Igreja não se situa na lógica da discriminação ou da punição; constata uma situação de impossibilidade objectiva: a realidade de uma segunda união, em contradição objetiva com a união de amor entre Cristo e a Igreja que a Eucaristia significa e torna atual. Se Cristo fez uma aliança com o casal na celebração do matrimônio, não pode fazer uma segunda aliança que estaria em contradição com a primeira. O Senhor é fiel. Entendemos – disse Sua Excelência – isso não responde completamente a questão da natureza da Eucaristia da qual nós sabemos que também é um remédio, a transferência de uma graça salvadora. No entanto, nem todas as condições de recebimento da graça salvadora do pão eucarístico pode agir, apenas em casos em que há uma vontade (ou boa vontade) de quem recebe o Corpo de Cristo para viver de acordo com o que Cristo chama através das instruções da sua Igreja, e então romper com uma situação de incompatibilidade (segundo casamento ou qualquer outra situação de grave contradição com os mandamentos divinos)."
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia