PCPF por - Cultura
Uma encíclica que o mundo precisava
Os cônjuges Kowalewski nos contaram a história da Human Life International, na Polónia, à luz da encíclica Evangelium Vitae, cujo vigésimo aniversário será celebrado em Roma, 24 de março


Em vista do próximo 24 de março, quando a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, haverá a grande vigília de oração para marcar o vigésimo aniversário da encíclica Evangelium Vitae, o Pontifício Conselho para a Família oferece uma série de testemunhos voltados a destacar o link, hoje mais forte do que nunca, entre o documento magisterial e variado mundo dos que lutam todos os dias em defesa e apoio da vida. A primeira história é a de Ewa Kowalewska e Lech Kowalewski, ambos os responsáveis de Human Life International, na Polónia, que nos explicam sua relação frutuosa com esta encíclica, desde que foi promulgada até hoje:
 
"O anúncio da encíclica do Papa João Paulo II, Evangelium Vitae foi uma verdadeira surpresa para nós. Crescido na pastoral familiar e trabalhando no Conselho da família da Igreja Católica na Polônia, que estamos profundamente enraizados na mensagem da encíclica Humanae Vitae de Paulo VI. A visão positiva e cristã do matrimônio, a consciência dos métodos naturais da fertilidade, a educação e a defesa da vida do nascituro são os valores que a Igreja polaca sempre nos fez respirar a plenos pulmões. Tudo isso nos deu a força para construir não só um casamento e uma família feliz , mas também para participar ativamente na luta contra o aborto, muito difundido na Polônia. Nós dois bem ciente de que os alicerces do nosso grande edifício de amor foram lançadas pelo cardeal Karol Wojtyla, depois Papa João Paulo II, inspirado pela sabedoria contida na encíclica Humanae Vitae.
 
Que o Santo Padre estava trabalhando em uma nova encíclica dedicada à proteção da vida humana, descobrimos em 1991. Este foi, de fato, o principal tema de muitas conversas privadas que tivemos durante o Congresso Internacional das Famílias, realizado em Bratislava, sob o patrocínio do Pontifício Conselho para a Família. É claro que com esta notícia ficamos muito satisfeitos. A notícia que mais tarde foi confirmada pelos fatos: aquela encíclica era de fato exatamente o que o mundo moderno precisava. O que a Igreja precisava."
 


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 16-MAR-15
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed