PCPF por - Igreja
29 de março - Domingo de Ramos (Is 50: 4-7; Sl 21; Fp 2: 6-11; Mc 14: 1-15, 47)



O de Isaías é o canto do Servo do Senhor, a profecia de Jesus e de seu compromisso nunca se separaram do sofrimento e, ao mesmo tempo, por uma certa fé no Pai. É o escolhido ao serviço da Palavra de Deus e, como foi para Jeremias, recebe em troca maus tratos e angústias. Ema existência de uma dor como nunca, no entanto, poderia secar o mar da confiança no Senhor.
 
O hino de Paulo aos Filipenses é a história da existência de Cristo antes de ser abaixado para aniquilar, para depois, se elevar e ressurgir. Jesus é o oposto do primeiro homem. Adão, criado à imagem de Deus, havia afirmado ser igual a Deus tentando roubar a condição divina. Jesus, ao contrário, embora tendo a condição divina, não é ciumento, mas a vive como um dom, baixando para fazer-se homem. A encarnação é um esvaziamento e a condição humana supõe-se que do servo ao nível mais baixo: o escravo.
No Evangelho de Marcos Jesus termina a viagem a Jerusalém; entra na parte de trás o filho de uma jumenta, um sinal do poder obtido através de humildade, serviço e doação de si. A entrada é também o julgamento contra a cidade incrédula, mas que ainda dá a possibilidade de converter e reconhecer que o Messias está vindo não como um dominador, mas como um rei humilde e libertador.
 


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 24-MAR-15
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed