PCPF por - Pessoas
O heroísmo oculta da família frente à doença
Mons Suauedau comenta sobre a catequese do Papa



A doença e o sofrimento fazem parte das provações da vida que podem ser consideradas como bastante negativas.
 
No entanto, ao mesmo tempo, existe o bem que podem surgir a partir deste mal. Jesus nos mostrou o caminho neste campo. Ontem, na audiência geral, o Santo Padre recordou-nos precisamente isto: para Jesus, a cura veio antes da lei, mesmo que tão sagrada quanto o repouso do sábado. Jesus enviou seus discípulos a fazer o mesmo trabalho. Visitar o homem doente, estar ao lado dele, compartilhar o sofrimento de sua doença, para sentir que não está só que ele tem um irmão ou irmã ao lado dele: esta é a tarefa da Igreja, sempre.
Se esta tarefa é tão importante para a Igreja, que segue os passos de Cristo, é ainda mais para a família, esta pequena "igreja doméstica", onde se vive amor e ternura na vida cotidiana. Papa Francisco usa a expressão significativa da família como "hospital" mais próximo. Os médicos sabem muito bem: se a família faz o seu trabalho de "médico em casa", remove do médico mesmo um grande peso. A família oferece ao membro doente as melhores condições para a sua recuperação, não só garante que o tratamento tenha atenção, mas também garante que ele seja feito com carinho, simpatia, compaixão, que são os meios de cuidados mais poderosos para o homem doente.
Há uma outra palavra do Papa que nos tocou: quando falou de ‘‘ heroísmo oculto" da família diante da doença de um membro. O que é verdade para a mãe que dorme apenas duas horas porque o pequeno está mal também é verdade que para o filho ou filha que está próximo, noite e dia, muitas vezes por anos, a mãe ou ao Pai que sofre, por exemplo, da doença de Alzheimer. É nesses casos, no cotidiano escondido, que se pode realmente dizer que "o homem supera o homem".
Isso tem duas implicações muito concretas: o primeiro é que a família é a primeira escola de solidariedade, de humanidade e que esta escola se torna ainda mais convincente em tempos de provação, de doença, do sofrimento compartilhado. Infelizmente, é verdade que a doença, o sofrimento pode levar à tentação de abandono, de rejeição, da ruptura da solidariedade no seio da família - e se viu muito com o teste de AIDS. No entanto, geralmente, a doença, o sofrimento, provações reforçam os laços familiares para o melhor não só da família, mas também da sociedade. Há uma sensibilidade para a doença do irmão, que deve entrar através do exemplo da família, no coração da criança, desde os primeiros anos de sua vida. Caso contrário, se correria o risco de produzir filhos, filhas "anestesiados" para o sofrimento dos outros, como disse o Papa, com o resultado de chegar a uma sociedade cada vez mais individualista, cada vez mais dura, onde o sagrado dever da compaixão será "profissionalizado" em instituições especializadas, eventualmente com a ajuda de robôs. Talvez seja isso o que promete o famoso "trans humanismo" do homem "melhorado"?
A segunda implicação, que também está claramente demonstrada pelo Santo Padre, é que a família, no tempo da provação da doença, não deve estar sozinha. Isso, na verdade, é o grande problema que surge na sociedade de hoje, especialmente nas grandes cidades, onde as pessoas tendem a ignorar o outro, mesmo quando vivem no mesmo edifício. É aqui que encontramos uma outra necessidade, a solidariedade de família para família, uma solidariedade que as crianças têm de aprender muito rapidamente, pelo exemplo dado pelos pais. A comunidade cristã tem, a partir deste ponto de vista, uma grande responsabilidade, hoje, se quer ser fiel a Cristo. Há belas experiências nas paróquias de solidariedade em face de doença ou do sofrimento de um membro da comunidade. Esta solidariedade deve manifestar-se na oração comum, e deve manifestar-se no concreto da visita em casa e ajuda mútua - por exemplo, se permite a uma filha ou um filho para levar um dia ou alguns dias livres, fora de casa, enquanto você toma cuidados durante este tempo do avó ou avô com Alzheimer. Esta solidariedade vivida no concreto das paróquias pode dar uma nova vida, um impulso valioso para a comunidade.
 
Mons Jacques Suaudeau
Consultor do Pontifício Conselho para a pastoral no campo da saúde
Encarregado da pastoral no campo da saúde na diocese de Grenoble (França)
 
 


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 12-GIU-15
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed