PCPF por - Cultura
O presente e o futuro da sociedade
Publicado o novo número da revista Família e Vida



Entre dois sínodos - do extraordinário já celebrado de 05 a 19 de outubro de 2014 com o tema "Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização" e um ordinário a ser celebrado de 04 a 25 de outubro de 2015, com o tema: "A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo", ele devidamente introduzido pelo Papa Francisco que desde 17 de Dezembro do ano passado, todas as quartas oferece os fiéis presentes na Sala Paulo VI ou aos participantes nos encontros semanais na Praça de São Pedro, a sua reflexão sobre a família e sobre a vida.
 
Com os seus discursos Papa Francisco inaugurou a estação piramidal da família criada por Deus, redimidos pelo Filho e santificados pela presença doce e invisível do Espírito.
É iniciada a partir de Nazaré diz Papa Francisco, daquela família especial composta de três nomes Jesus, Maria e José, por parar-se sobre a mãe, o pai, sobre os filhos, sobre os irmãos, avós, as crianças, família masculino e feminino ele os criou, sobre o casamento, nas três palavras, bem conhecidas, favoritas pelo Papa Francisco: permissão, obrigado, desculpe; sobre a educação, no noivado. Uma operação e dois sob o tema, a partir de 17 de dezembro de 2014 até 27 de maio de 2015. A catequese não só, mas magistério, ou seja, o ensino do Papa Francisco sobre as questões da família e da vida.
Com estas catequeses Papa Bergoglio quer não só preparar e orientar os fiéis da Igreja Católica, mas também os pastores do rebanho para estudar juntos o que é o magistério e o que é a disciplina ; quanto é antigo e o quanto é novo. É, na verdade, para preencher o vazio que nos últimos 50 anos, estamos vendo entre teoria e prática, anúncio e testemunho.
Papa Francisco continuará estas catequeses até o final do Sínodo de 2015, para entregar então para os bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e de todas as famílias do mundo, a Exortação pós-sinodal que envolvem toda a atividade pastoral da Igreja universal nas próximas décadas.
As outras três áreas da revista são:
O congresso dos movimentos e associações da vida familiar e que foi celebrado em Roma nos dias 22,23 e 24 de Janeiro de 2015;
O vigésimo aniversário da "Evangelium Vitae" (24-25 março de 2015)
A família o recurso da sociedade, Expert Meeting, a segunda parte (18 a 19 de maio de 2015).
Esses três encontros de alto nível cultural, científico, social e religioso tiveram dois pontos de referência constante: o próximo Sínodo dos Bispos em 2015 e a celebração do VIII Encontro Mundial das Famílias, que se realizará na Filadélfia (22-27 setembro), no qual contará com a presença do Papa Francisco, nos últimos dois dias do programa da visita apostólica em Cuba e nos Estados Unidos da América.
A família em todos os seus componentes está no centro da preocupação da Igreja. Isso é demonstrado não só nestes acontecimentos mundiais, mas também a paixão com que nas periferias da Igreja são discutidos temas relativos a atualidade sócio-político, religiosa e cultural do presente e do futuro da sociedade.
 
(editorial do Pe. Gianfranco Grieco)
 


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 03-AGO-15
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed