PCPF por - Igreja
Da Polônia um obrigado a família
Foi recentemente publicado um comunicado oficial no qual os bispos poloneses expressam o ponto de vista unificador que manterão durante o Sínodo de outubro



Os bispos da Polônia decidiram emitir uma nota oficial em nove pontos a respectiva posição a respeito do Sínodo Ordinário cada vez mais iminente sobre a família. A fidelidade ao casamento indissolúvel, divorciados-recasados, a coabitação, a inseminação artificial: são alguns dos temas considerados mais importantes.
 
Na verdade, para os pastores poloneses, "o casamento e a família são valores essenciais para a humanidade", e precisa dar "graças a Deus se no país tem tantas famílias saudáveis que" em tempos bons e ruins ", todos os dias procuram permanecer fiéis à sua vocação. "Além disso, "o matrimônio sacramental é indissolúvel, e na Igreja Católica não há o divórcio ou processos que levam ao divórcio. Há somente processos em que se decide individualmente se o matrimônio foi válido ou não. No texto,então, lê-se que "para um católico não é permitido o acesso a inseminação artificial", e que é sempre recomendável "a sepultura católica" seja, no caso de aborto espontâneo ou para os nascidos mortos. Por conseguinte, a Conferência Episcopal Polonesa convida o Sínodo para expressar" gratidão aos cônjuges que optaram por ter muitos filhos, "incluindo casais" que escolheram adotar". A pastoral familiar deveria, então, enriquecer, dando-lhe um maior destaque, do "cuidado para as famílias mais pobres, com doentes deficientes e idosos." Mas tão importante, dizem os bispos, é a atenção com as "famílias que sofreram a separação devido à migração" e o cálculo social de «compensação equitativa para o trabalho." Igualmente exorta a Igreja para incluir em sua vida, com renovado esforço, "as pessoas que vivem sozinhas" e para atender a coabitação valorizando mais o matrimônio, principalmente "através de uma melhor preparação dos jovens ao sacramento". O último ponto da nota, finalmente, leva em conta o debate sobre o acesso à Eucaristia dos divorciados-recasados evidenciando a impossibilidade de mudar a doutrina, a doutrina que indica a necessidade do estado de graça para poder se comunicar. Os bispos, em seguida, mencionam diretamente o Papa Francisco, segundo o qual "a sagrada comunhão não é uma oração privada ou uma boa experiência espiritual ", mas um entrar em "harmonia com o coração de Cristo, para assimilar suas escolhas, os seus pensamentos, os seu comportamentos".
 

A nota oficial (POL)
>>The Position of the Polish Bishops before the Synod on the Family
>>La position des évêques polonais avant le Synode sur la famille


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 28-SET-15
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed