PCPF por - Igreja
Quais as sinergias entre o Islã Europeu e a família ocidental'
Um seminário do Pontifício Instituto João Paulo II investigou a possibilidade cada vez mais urgente pelo multiculturalismo e do secularismo caracterizando o Ocidente



Quais são as formas de diálogo e perspectivas para possíveis alianças estratégicas entre o cristianismo e o islamismo em assuntos de família? É a pergunta que deu à luz o seminário "Islã Europeu e família ocidental: qual o impacto e quais as sinergias?", Organizado pelo Pontifício Instituto João Paulo II e aconteceu em 29 de setembro, em sua sede em Roma. Para discutir o tema da atualidade, alguns professores e especialistas no mundo islâmico.
 
Em sua introdução, o professor Stephan Kampowski, do Pontifício Instituto, começou por salientar os "perigos de uma cultura, do Ocidente, que está lentamente a eliminar a si mesmo. Uma civilização que nega o matrimônio e a família como as realidades datas naturais, e decide não ter mais filhos, não pode durar mais de uma ou duas gerações. Islam - continuou o Professor Kampowski - com suas profundas convicções religiosas, em seguida, pode, talvez, empurrar-nos para encontrar a nossa própria, como retornando à igreja e desenvolvendo uma nova familiaridade com a Bíblia. Eu penso, além disso, que o maior inimigo dos cristãos é a indiferença e que, na busca de um antídoto para isso, é certamente possível aprender alguma coisa com os nossos irmãos muçulmanos”.
Imediatamente após esta apresentação, o Professor Bartolomeu Pirone, da Pontifícia Universidade Lateranense, explorou a cultura da família islâmica, destacando muitos pontos de contato, nesta área, entre a religião maometana e a nossa . "Primeiro de tudo - disse o professor durante um relatório cheio de citações do Alcorão - que partilhou com eles, como para a família, o casamento e a procriação. Quanto aos cristãos, o que dá validade ao casamento (não considerado, naquela cultura, um sacramento ), é a intenção religiosa. Para eles, então, a família não é um conceito abstrato, mas uma realidade, uma maneira de viver a própria história através do qual cada um dos seus membros fica totalmente em jogo. No Corão volta, então muitas vezes o convite a amar ternamente o seu cônjuge e a própria família, promovendo a castidade, fidelidade e confiança."
 
Para integrar esta análise foi, em seguida, a professora Amal Hazeen, pela Pontifícia Universidade Urbaniana, que tem especialmente notado as diferenças irreconciliáveis entre as duas religiões sobre a família. "Primeiramente - disse - para os muçulmanos, o matrimônio não é um sacramento, mas um contrato civil simples. Eles também são aceitos tradicionalmente o repúdio, o divórcio e a poligamia. O casamento pode ser dissolvido arbitrariamente pelo marido que não é obrigado a dar qualquer explicação. Quanto a poligamia, então - destaca a professora - é claro que a finalidade procriativa é mais pesada no unitivo, criando um desequilíbrio acentuado. O relacionamento conjugal é marcada pela disparidade que começa a partir do próprio Alcorão, onde o homem - ao contrário do que lemos na Bíblia - é descrito como posicionado um degrau mais alto da mulher: esta é, portanto, desprovida de muitos direitos e liberdades agora plenamente reconhecida da Ocidental. Outra diferença inconciliável diz respeito então aos castigos e punições: caracterizados por chicotadas, apedrejamentos e morte. O que eu proponho, portanto, provavelmente, com o Islã, são alianças circunstanciais, sobre questões individuais e batalhas, porque há muitas diferenças irreconciliáveis que tornam impossível uma constante e definitiva aliança em matéria de família”.
 
O Dr. Cenap Aydin do Instituto Tevere - Centro Pro Diálogo, se concentrou as suas observações sobre o Islã Europeu, na sua opinião cada vez mais sujeito a um rápido processo de secularização que neutraliza todos os medos relacionados com a explosão de qualquer "bomba demográfica": "Hoje, a diferença em relação aos primeiros muçulmanos que chegaram na Europa nos anos 60 é impressionante. Antes de tudo se tratava de homens que vinham para este continente para trabalhar e enviar dinheiro para as famílias no país de origem. Portanto, se tratava de famílias divididas. Mas hoje em dia? Hoje se registram sempre lares desfeitos, mas de uma maneira diferente, de uma forma moderna. Na Europa tem, de fato aumentou entre os muçulmanos a taxa de divórcio, o que proporciona um ajuste próximo ao de seus habitantes. Mas também a predisposição para ter poucos filhos, um ou dois, no máximo. A verdadeira mudança de uma cultura caracterizada por uma normalidade que é de cerca de cinco ou seis filhos por casal. E isso por quê? Porque as novas gerações muçulmanas desejam tornar-se médicos, advogados, professores, e o orçamento doméstico é limitado. É de fato isto a conter os cônjuges de fazer, como em seu país de origem, mais filhos".
 


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 02-OTT-15
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed