PCPF por - Igreja
Fábrica de Esperança
As palavras do Papa Francisco na Vigília para o Sínodo na Praça de São Pedro: "Iluminar a noite do homem"



"De que serve acender uma pequena vela na escuridão que nos circunda? Não seria outra coisa que seja necessário para dissipar as trevas? Mas é possível superar as trevas?". Papa Francisco abriu assim, com algumas perguntas, falando na Vigília das famílias na Praça de São Pedro, promovida pela Conferência Episcopal Italiana, sábado 3 de outubro, às vésperas do Sínodo ordinário sobre a família.
 
Francisco chamou à oração para que o sínodo "saiba levar uma imagem completa do homem a experiência do casamento e da família; reconheça, valoriza e propõe quanto nela é belo, bom e santo; abrace as situações de vulnerabilidade, que eles testar: a pobreza, guerra, doença, o luto, as relações feridas e desgastadas de que deságuam dificuldades, ressentimentos e fracassos; lembre-se destas famílias, como a todas as famílias, que o Evangelho permanece a boa notícia, da qual sempre começam”.
“Cada família é sempre uma luz, no entanto diminuem na escuridão do mundo", disse o Papa antes de citar o impacto que teve sobre a espiritualidade de Charles de Foucauld que emana de Nazaré: "Para compreender a família de hoje, entremos também nós no mistério da Família de Nazaré, na sua vida escondida, cotidiana e comum, como é o da maioria de nossas famílias, com suas dores e suas alegrias simples; vida entrelaçada com paciência serena nas adversidades, o respeito pelo condição de cada um, da humildade que liberta e próspera no serviço; vida de fraternidade, que corre do sentir-se parte de um único corpo”.
Lugar de "santidade evangélica", "discernimento" e "gratuidade", mas também "presença discreta, fraterna e solidária", a família "ensinada a sair de si mesma para acolher o outro, para perdoar e sentir-se perdoada". Quanto à Igreja, como uma família, de acordo com o Papa "define-se com a proximidade e o amor de um pai, que vive a responsabilidade do cuidador, que protege sem a substituição, que corrige, sem humilhar, que ensina pelo exemplo e a paciência". É também a casa aberta, "longe de grandezas externas, acolhente no estilo simples de seus membros e, por isso, acessível a esperança da paz que está dentro de cada homem, incluindo aqueles - testados pela vida - têm o coração ferido e sofrido. Esta Igreja - disse o Papa - pode realmente iluminar a noite do homem".
Durante a vigília, com a participação de associações e movimentos eclesiais, alguns casais casados e casais de noivos deram seus depoimentos
 
Apertura del Sinodo dei Vescovi sulla Famiglia 2015


Relazione introduttiva al Sinodo sulla Famiglia

Conferenza stampa sulla prima sessione dei lavori del Sinodo sulla famiglia

Veglia di preghiera per il Sinodo sulla Famiglia

Santa Messa per l‘apertura del Sinodo sulla Famiglia


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 06-OTT-15
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed