PCPF por - Igreja
O perigo do formalismo burocrático
O Card. Erdo apresenta o Relatório de abertura dos trabalhos do Sínodo. Entre os pontos de destaque a transformação do modo de comportar-se do ser humano, e a ajuda as famílias e aos matrimônios em crise




Uma mudança antropológica de dimensões planetárias. Ele fala, em seu Relatório introdutório, apresentado em 05 de outubro, durante a Primeira Congregação Geral, o Relator Geral do Sínodo, o cardeal Peter Erdö.
 
Se, de fato, permanecem - embora seja bastante novo por serem globalizados e interdependente - as situações tradicionais que impedem a formação de uma família, ou seja, os efeitos das mudanças climáticas e ambientais ligadas relacionados aos da injustiça social e das guerras", nas regiões mais afastadas do mundo, há um outro fenômeno simples, não independente da primeira, e também em outras partes do mundo, ou seja, o chamado "mudança antropológica", que corre o risco de se tornar um "reducionismo antropológico". A pessoa que procura a própria liberdade, muitas vezes tenta ser independente de quaisquer vínculos, às vezes até mesmo da religião, que estabelece uma ligação com Deus, pelos laços sociais, especialmente aqueles que se relacionam com as formas institucionais de vida. A vida da sociedade, de fato, especialmente aqueles ditos desenvolvidos, os riscos de ser quase sufocado pelo formalismo burocrático", a partir de uma ânsia de controle institucionalizado, cada vez mais crescente, que responde ao desaparecimento de bens e valores comuns sacrificados por cada um ao individualismo.
O Relator geral, em seguida, apresentou aos padres sinodais outras questões que enfrentarão nestes dias intensos de outubro: a indissolubilidade do matrimônio, em primeiro lugar, um "dom" e certamente não um "jogo"; a preparação para o sacramento do matrimônio para as pessoas que convivem ou casaram somente no civil; hospitalidade e proximidade com casamentos e famílias em situação de crise; o impedimento à comunhão aos divorciados recasados; o caminho penitencial vinculados a continência para os divorciados novamente casados; a ajuda para essas pessoas e o apoio aos seus filhos; o suporte material às famílias pobres; a acolhida e o respeito pelos homossexuais com a recusa de equiparar a sua união ao matrimônio; as biotecnologias e a exploração do corpo feminino; a procriação e a natalidade; a santidade da vida.
 
Leia o Relatório introdutivo

 
Apertura del Sinodo dei Vescovi sulla Famiglia 2015


Relazione introduttiva al Sinodo sulla Famiglia

Conferenza stampa sulla prima sessione dei lavori del Sinodo sulla famiglia

Veglia di preghiera per il Sinodo sulla Famiglia

Santa Messa per l‘apertura del Sinodo sulla Famiglia


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 06-OTT-15
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed