PCPF por - Igreja
Misericórdia no direito, caminhando juntos
Partir da Misericórdia e, em seguida, aplicar os princípios. Esta é a ordem que convida a seguir no debate sinodal, o Padre Geral dos jesuítas, um membro da Comissão para o Relatório Final da Assembleia



Padre Adolfo Nicolás, Superior Geral da Companhia de Jesus, não tem dúvidas: reunir doutrina e misericórdia, aparentemente tão contraditórios, devemos "criar um espaço de misericórdia na lei. Porque a lei como a que temos hoje, na Igreja, nem sempre é também misericórdia. Tem princípios, a lei, deve ser clara. «Misericórdia, no entanto, não é clara, tem sempre uma ambiguidade, pois não é possível conhecer a fundo o coração humano, as suas fraquezas. A caridade não se pode padronizar. Eu acho que de Paulo VI que afirmou aos sacerdotes: estes são os princípios, mas por favor, sejam pastores, acompanhem o povo em sua realidade. Outros disseram, e dizem: precisa ser pastores, mas estes são os princípios. Na superfície é a mesma, mas a ordem é invertida».
 
Isto foi afirmado em uma entrevista com o Corriere della Sera, inteiramente focado no Sínodo e que nós apresentamos como um precursor em um dossiê sobre a Assembleia dos Bispos que disseram, especialmente com as declarações de alguns dos seus protagonistas (Shönborn Cardeais, o Cardeal Di Nardo Dom Phiri), nos dias 6 e 7 de Outubro.
O Superior Geral dos jesuítas, um dos membros da Comissão nomeados pelo Papa para escrever o Relatório final do Sínodo, em seguida, falou do estilo adotado pelo Santo Padre, sempre no caminho com os outros, nunca sozinho, "É claro que, por si só, poderia ir mais rápido. Poderia ser uma "estrela", especialmente agora que ele tem o apoio do povo. Mas ele não quer. Não se preocupa de ser uma "estrela" e, se você andar sozinho, em seguida, vem a ressaca. Francisco quer ao invés caminhar com os bispos, para saber o que eles pensam, convencê-los através dessas experiências sinodais. Quer o bem da Igreja, e a Igreja precisa de tempo para mudar".
 
 


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 12-OTT-15
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed