PCPF por - Igreja
Sínodo, nova referência
A partir de várias declarações publicadas recentemente pela imprensa do Vaticano, emerge mais claramente como o Sínodo é o que está dirigindo todo o trabalho da Igreja em questões de família



"Tanto no tempo de Jesus como hoje a Igreja, oferecendo diferentes coisas do seu conteúdo, da sua fé, se encontra muitas vezes numa situação em que esteve São Paulo no Areópago de Atenas, quando ele teve que pregar um Deus Desconhecido. Hoje, como nunca, a Igreja é o Areópago. E a atração não é um argumento para seguir ou abandonar certas convicções e a fé como tal, mas a fé como tal é a fé e é proposta também lá onde ninguém se sente atraída". Então, Dom Tomo Vuksic, ordinário militar da Bósnia e Herzegovina, em uma entrevista há alguns dias para a Rádio Vaticano no qual ele pediu ao Sínodo para anunciar o amor para sempre, o matrimônio e a sua indissolubilidade, a todos, seguindo um caminho de verdade e não de popularidade.
 
Sempre o canal de rádio da Santa Sé também respondeu às declarações de três relatores dos pequenos grupos do Sínodo, os Arcebispos Laurent Ulrich, Salvador Piñeiro García Calderón e Joseph Chaput. Este último, em particular, o protagonista na sua Filadélfia durante o recente Encontro Mundial das Famílias, disse que "no que diz respeito ao Sínodo, é importante continuar olhando para as preocupações que não são apenas aqueles de um único país. É preciso que haja diálogo entre a Igreja universal e local, porque não é apropriado para as Conferências Episcopais, decidir a respeito da doutrina. Nós não estamos aqui para vencer alguma coisa; nós estamos aqui para chegar à verdade que o Senhor estabeleceu para a sua Igreja».
Das características do novo processo matrimonial , falou ao invés, um outro mídia do Vaticano, L‘Osservatore Romano, publicando uma entrevista com o decano da Rota Romana, Pio Vito Pinto, sobre os dois documentos papais que entrarão em vigor em 8 de dezembro, em conexão direta com os últimos Sínodos sobre a Família. Na verdade, diz o Decano, "Os dois motu proprio são o resultado do caminho sinodal e autêntica expressão da colegialidade episcopal. Como sabem, houve, de fato, a primeira das duas assembleias sinodais, uma consulta muito ampla. Os documentos, portanto, surgir a partir de uma vasta experiência colegial, emersos a partir dos questionários enviados a todas as conferências episcopais. Foi a partir delas o resultado de uma ampla convergência sobre a necessidade de racionalizar e simplificar os processos matrimoniais».
 


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 13-OTT-15
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed