PCPF por - Igreja
Um recurso comum, não uma jaula
Na inauguração do Ano Acadêmico da Pontifícia Universidade Salesiana foi lida uma Introdução que enfrenta com precisão muitos dos nós hoje ligadas ao casamento e à família


"Não é difícil entender a desconfiança dos jovens ao casamento "oportuno", ligado ao momento institucional do sim, que ao longo do tempo pode aprisionar o casal em uma gaiola ou em uma prisão perpétua. Quanto mais devemos concentrar os nossos esforços educacionais não tanto para defender as regras, como otimizar as relações conjugais em termos de qualidade da comunicação, da amizade fiel e reciprocidade de cuidados.
 
Se o casamento não é mais um dado adquirido ou considerado útil à uma vida feliz, é para que os educadores deem motivos justos e persuasivos, livre da nostalgia do passado e de modelos falsamente "inovadores", que são muitas vezes pejorativos".
 
É uma das observações no discurso de Abertura para a inauguração do Ano Acadêmico da Pontifícia Universidade Salesianarealizada nos últimos dias em Roma, na sede da Universidade. O relatório, elaborado pelos professores Giulia Paola Di Nicola e Attilio Danese, intitulado "A família hoje entre desafios e recursos”, fotografa a situação atual da família no mundo. Ao analisar bem ancorada em dados e números, os dois oradores registram muitos dos problemas e impedimentos ligados à família hoje, propondo novas abordagens e respostas que permitem, especialmente para os jovens, desejar - e colocando em prática - o ‘sim‘ para sempre.
Para os dois professores, de fato, "não apenas organizam cursos de de preparação para o casamento, se não há famílias que educam seus filhos desde a infância ao amor altruísta e fiel. Seria aconselhável para não alongar muito sobre a fragilidade e doenças do casamento - como infelizmente muitas vezes fazem os sociólogos e jornalistas - para aprofundar um pouco as condições através das quais pode ser bem sucedido, compreender a aspiração de homens e mulheres jovens para conciliar um bom trabalho, adaptado às competências adquiridas, e uma boa família, desejar um "contentamento em conjunto" com objetivos comuns a perseguir com determinação, pela circulação de seus recursos".
 


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 26-OTT-15
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed