PCPF por - Sociedade
Famílias ao centro
O PCF no Fórum Demográfico em Budapeste


Quinta-feira, 5 de novembro, o nosso Presidente, Sua Excelência Dom Vincenzo Paglia, falou da família e do desenvolvimento humano no Fórum Demográfico em Budapeste, intitulado "As famílias ao centro". Imediatamente após a entrega de uma mensagem especial de Sua Santidade, o Papa Francisco, Sua Excelência também pronunciou o seu discurso oficial diante da plateia , incluindo eminentes autoridades, tanto civis e eclesiásticos, como o Sr. Viktor Orbán, o primeiro-ministro da Hungria, os parlamentares de vários países europeus, a União Europeia e do Conselho da Europa, e representantes das Igrejas e comunhões eclesiais, incluindo Sua Eminência, o Cardeal Peter Erdo, Arcebispo de Esztergom-Budapeste. Da mesma forma, Sexta-feira, 6 de novembro, o Monsenhor Carlos Simon Vazquez, nosso subsecretário, deu uma palestra para os distintos participantes com o tema da família como um recurso para a sociedade.
 
Sua Excelência recordou a visão do Concílio Vaticano II sobre a família, como uma "escola de profunda humanidade" (GS, 52), destacando que, desde a instituição natural da família é o único lugar para o potencial máximo de cada pessoa humana dentro de nossa sociedade, a questão de como promover políticas abrangentes e convincentes da família se traduz em investir no melhor para que o capital social e humano se regenere.
 
«No centro de muitos problemas sociais - disse o nosso Presidente - está a exaltação do indivíduo, cujos direitos muitas vezes prevalecem sobre os da família ". Assim, Sua Excelência o Senhor afirmou: "Onde quer que a família esteja enfraquecida, se mina a própria sociedade».
 
Além disso, tanto o nosso Presidente quanto o nosso subsecretário, juntos, têm afirmado que a família não é um fardo para o indivíduo, mas o lugar onde cada pessoa oferece o melhor potencial para o desenvolvimento humano e a autorrealização. A família é a maior realidade que mais transborda de recursos e que permite aos seus membros de amadurecer e progredir na vida, permitindo-lhes oferecer, por sua vez, um serviço produtivo e carinho para as suas famílias e aos seus concidadãos. Falando da pesquisa empírica promovida pelo nosso Conselho, e conduzida na Argentina, Brasil, Chile, EUA, Espanha, Itália, Polônia e México, e Sua Excelência e o monsenhor Simon Vazquez enfatizaram que as famílias de pais casados e de pelo menos dois filhos, demonstraram ser predominantemente produtivas em relação ao bem-estar humano e social. Por outro lado, eles então explicaram como a nossa pesquisa científica comprova claramente que as pessoas com um background familiar tendiam a não se beneficiar do mesmo nível de estabilidade emocional e material. Com significativa melhor oportunidade para evitar o fracasso escolar, psicológico ou doença física, bem como de recorrer a políticas sociais para enfrentar os vícios, a unidade da família - afirmaram nosso Presidente e nosso subsecretário - composto por pais e filhos casados, necessitam de mais promoção da cultura, na lei e nas políticas sociais, de modo a incentivar os cidadãos a escolher esta forma doméstica de vida para um maior bem pessoal, tanto materiais como humanos, além da sociedade comum em geral.
 
 
 


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 11-NOV-15
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed