PCPF por - Sociedade
Barriga de aluguel
Entrevista com Domenico Coviello, diretor do Laboratório de Genética Humana na Galliera de Gênova



Só em 2014, nos Estados Unidos, cerca de 2.000 crianças nasceram de mães de aluguel. Se você acha que custa para uma gestação desse tipo, nos Estados Unidos pode chegar a 150 mil dólares, é claro que a barriga de aluguel tornou-se, ao longo dos anos, um próspero comércio. Cada mãe de aluguel recebe entre 20 e 30 mil dólares, e em muitos casos, especialmente nos países em desenvolvimento, a pobreza está empurrando as mulheres jovens a decidir se tornar mães de aluguel. Somente na Índia, estima-se que o comércio relacionado à barriga de aluguel leva a um volume de negócios de mais de dois bilhões de dólares por ano. Estes casos são importantes para entender que as oportunidades oferecidas pela ciência, mas nem sempre respeitam a ética com base nas necessidades individualistas. O salienta, aos microfones da Rádio Vaticano, o geneticista Domenico Coviello, membro de "Ciência e Vida" e diretor do Laboratório de Genética Humana do hospital Galliera de Gênova:
 
"As tecnologias estão seguindo com uma velocidade impressionante e, especialmente, o cidadão, mas também o médico, não pode avaliar adequadamente as consequências do que foi descoberto. As descobertas são importantes, mas – se diz - é o homem que tem de julgar quando aplicá-las. Assim como na física, na energia nuclear, é o homem que tem que decidir o que pode ser um benefício para a comunidade, em vez do próprio indivíduo".
Se o cientista "tecnicamente não têm os meios para ir contra um setor econômico tão forte", mas tem "o poder da educação do público, a educação da população, que anda de mãos dadas com a educação em geral. Aqui podemos nos reconectar à emergência educativa que tem sido sempre lembrada por ambos Papa Francisco é o Papa Bento XVI. Este é o período em que a crise educacional torna-se realmente uma exigência na vida. Como podemos ver, - conclui - a falta de educação, inclusive no que diz respeito aos princípios éticos, pois, determina a liberdade das companhias que têm apenas finalidades comerciais para tornar o mercado livre".
 
Leia a entrevista completa


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 15-GEN-16
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed