PCPF por - Igreja
Sexta-feira Santa, Paixão do Senhor


Diante de um Deus que se faz crucificar por amor, silencia cada palavra e se perde todo o pensamento. Somente a arte,a mística e o amor pode sustentar o olhar e tornar-se oração.
 
A Crucificação (Mathias Grünewald Altar de Isenheim , para a Igreja do Hospital dos Antonianos) é o painel central da face externa com portas fechadas. É a visão comum a contemplar constantemente, exceto nas maiores festas do ano litúrgico, quando se abrem as faces mais internas. Os doentes eram convidados a contemplar com fé o Crucifixo, a nutrir-se do sangue do cordeiro na Eucaristia, a partilhar o seu sacrifício para participar da sua vida. Eram encorajados a perseverar na fé e no amor de Maria, João Evangelista e Maria Madalena, que sob o peso da tragédia se dobram, mas vencem as trevas, como sugerido pelo esplendor das cores.
As trevas imersas que pairam sobre o mundo simbolizam a dimensão universal e a cósmica do mal. Acometem o corpo de Jesus que acaba de morrer, mas ainda carrega sinais visíveis de uma luta terrível. Ele está pendurado na cruz como um enorme cadáver, de cor lívida com feridas esverdeadas; Ele tem o rosto contraído, desfigurado, as mãos e os pés contorcidos; Chegou rasgar a roupa nas laterais e encurvado o eixo transversal do patíbulo. Até mesmo a coroa de espinhos é enorme; Na verdade, parece ter se espalhado por todo o corpo, que está em todos os lugares eriçados de farpas e dos espinheiros, como se eles estivessem vindo do interior. ".Ninguém morreu como ele", dizia Santa Brígida da Suécia, grande mística.
Por amor se tornou um com todos os pecadores, identificando-se realmente. Assim nós não estamos sozinhos, nem mesmo no abismo mais profundo do pecado e da perdição. Sem desperdício e sem desespero são fortes demais para o seu amor. A cártula branca na parte superior da cruz ressalta sobre a densa escuridão e vitoriosamente proclama que Jesus de Nazaré é o rei dos judeus, o Salvador de todos os homens. O mesmo branco ilumina o manto de Maria e o livro das profecias nas mãos de João Batista. Ele atesta a vitória sobre as trevas do mal e convida à esperança.
 


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 23-MAR-16
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed