PCPF por - Igreja
"A minha família, uma escola de Misericórdia"
Os católicos do Canadá estão prestes a comemorar a Semana Nacional pela Vida e a Família. Recordamos alguns aspectos desta iniciativa lançada pela primeira vez em 2013.



“A minha família, uma escola de Misericórdia”: é o tema da tradicional Semana Nacional para a Vida e a Família, que terá lugar no Canadá a partir de 08-15 de maio de 2016, liderado pela Conferência dos Bispos Católicos do Canadá. Obviamente, a escolha do tema está ligado Ano Jubilar sendo proclamado pelo Papa Francisco. A principal informação está disponível no site da CVCC. Mas para saber mais sobre a Semana Nacional para a vida e à família, damos a palavra a Exmo. Dom Paul-André Durocher, Bispo de Gatineau em Quebec. Como presidente emérito do CVCC, foi nomeado pelo Papa Francisco para participar na III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”, em Outubro de 2014.
 
- Qual foi a gênese da Semana nacional pela vida e a família? Quem foi o iniciador? Foi para responder a uma situação em particular?
 
Dom Durocher: A Semana Nacional pela Vida e a Família foi proposto para as dioceses do Canadá pela Conferência Canadense dos Bispos Católicos. A Assembleia Plenária da CVCC, atendendo a um pedido dos seus membros, havia criado uma comissão ad hoc sobre a pastoral da vida e da família, em 2009. No ano seguinte, a comissão tinha proposto um plano abrangente a nível nacional para esta pastoral . Entre as sugestões foi a realização de uma semana nacional da vida e da família. Naquela época, as dioceses de Quebec celebravam todos os anos uma semana da família para coincidir com o Dia Internacional da Família da ONU, celebrada a cada 15 de maio. Além disso, foram organizadas marchas pró-vida durante vários anos em diferentes cidades do Canadá no início de Maio, o mais importante teve lugar em Ottawa. O Comité ad hoc foi de opinião que o momento era bom para uma celebração anual de uma semana dedicada às duas questões da vida e da família. Esta proposta foi ratificada durante a reunião plenária CVCC em 2011. A primeira Semana Nacional foi celebrado em 2013.
 
- O que caracteriza esta semana? Ela é seguida em todo o Canadá?
 
Dom Durocher: A semana é proposta pelo CVCC mas sua implementação depende de cada diocese. Na província de Quebec, as dioceses têm o hábito de dividir a tarefa de preparar o material de animação. Seguindo este exemplo, as dioceses que falam Inglês concordaram em preparar o material em Inglês para o tor linguístico da nossa Conferência Episcopal por ocasião das três primeiras semanas nacionais. Este ano, a Organização Canadense para a Vida e Família vai preparar o material de animação em ambas as línguas. Cada diocese pode adaptar o material de acordo com seus recursos e sua realidade cultural e eclesial.
 
- A próxima emana vai ter lugar no contexto da legalização em curso da eutanásia no Canadá: qual é o atual estado de espírito diante dos católicos nesta situação.? Este tema será mencionado em particular?
 
Dom Durocher: O tema para 2016 foi escolhido em correspondência com o Ano Jubilar: a família, escola de misericórdia. Sem dúvida, também será uma oportunidade para refletir sobre o acompanhamento dos moribundos uma perspectiva de misericórdia para contrariar a abordagem estritamente tecnológica representada eutanásia
 
- Em que ponto se encontra hoje pastoral das famílias no Canadá? Quais são os pontos fortes, as possíveis melhorias?
 
 
Dom Durocher: Deveríamos recorrer a cada diocese no Canadá, para responder a esta pergunta. Deve-se lembrar que mais de mil canadenses participaram do Encontro Mundial das Famílias, na Filadélfia, que a participação em conversas preliminares com as assembleias sinodais sobre a Família tem sido notável e que muitas dioceses criaram o seu próprio conselho de pastoral familiar.
 


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 05-MAG-16
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed