PCPF por - Pessoas
Nos passos do casal Martin

Na França, no início de julho, os santuários de Alençon e Lisieux experimentaram intensos dias de celebração dos cônjuges santos Luiz e Zélia Martin, pais de Santa Teresa, canonizados em outubro passado pelo Papa Francisco, cuja festa foi fixada em 12 de julho.
 
Na cidade de Alençon o momento relevante foi a marcha das noivas e noivos, 9 de julho, o dia aberto a todos, mas com uma ênfase especial para casais. Havia, na verdade, duas marchas, disse o reitor do Santuário de Alençon, padre Jean-Marie Simar, a das noivas que começaram a partir da casa de enfermagem de Santa Teresa que está localizado em uma vila perto de Alençon e a marcha dos cônjuges pela Butte Chaumont, onde Luiz se reuniram para rezar. Os casais se encontravam mais tarde na ponte do primeiro encontro entre Luiz e Zelia, a ponte Sarthe. Durante estes percursos, um acompanhamento espiritual foi proposto seguido por um tempo de oração e reflexão, com a capacidade de escrever uma carta ao seu cônjuge e para se confessar. Uma vez, juntos ao pé da Basílica Notre-Dame, hoje Basílica de Luís e Zélia Martin, os fiéis foram capazes de atravessar a Porta Santa para assistir à missa presidida pelo Bispo de Séez, Dom Jacques Habert, em seguida da sua conferência sobre a Exortação Apostólica Amoris Laetitia. Mas a Igreja não esquece o solitário ou viúvo: uma marcha especial também foi organizado por eles nas ruas de Alençon.
 
“Foi um grande sucesso, se alegrou o padre Simar, havia mais pessoas do que o esperado: 60 casais para a marcha, cerca de vinte participantes para pessoas sós, umas cinquenta crianças. Além disso 250 pessoas participaram da conferência e 500 para a missa, durante a qual os casais foram capazes de renovar seus votos de matrimônio”. O santuário de Alençon foi erguido em 8 de Setembro de 2015, pouco antes da canonização dos cônjuges Martin, só agora nós começamos a colocar as coisas em movimento com um bom grupo de voluntários, confidencia o reitor, é um santuário simples e menor do que o esperado, mas que afeta um grande número de pessoas pelo seu caráter familiar", o santuário está já está preparando para viver um outro evento, um dos festivais das famílias a ser realizado em 29 e 30 de Outubro por ocasião do primeiro aniversário da canonização de Luís e Zélia.
 
A segunda parte das comemorações teve lugar, ao invés, no santuário de Lisieux, na forma de um Tríduo em hora dos Santos Luís e Zélia para viver três dias de festividades na família com a sua filha, Santa Teresa de Lisieux. Domingo, 10 julho Dom Habert celebrou a missa com Dom Jean-Claude Boulanger, bispo de Bayeux e Lisieux, e Dom Michel Guyard, bispo emérito de Le Havre. Em sua homilia, Dom Habert comparou a vida do casal Martin e sua família com o pensamento do Papa Francisco, no final do Sínodo sobre a Família. Na parte da tarde, várias propostas têm permitido os fiéis a descobrir a família em diferentes lugares do santuário de Lisieux: a casa da família "Les Buissonnets", o claustro da Misericórdia, inaugurada e abençoada em 01 de outubro de 2015 e que representa o modo como santa Teresa experimentou a misericórdia divina em sua vida, no Carmelo de Lisieux, onde há o santuário sagrado Teresa e, em seguida, o museu de cera que apresenta a vida da família Martin. Além disso, o Ano Internacional da Misericórdia, os fiéis puderam atravessar a Porta Santa da Basílica de Lisieux, guiados pelo Bispo de Séez Dom Habert.
 
Em 11 de julho se celebra o 62° aniversário da Dedicação da Basílica de Santa Teresa. Durante uma conferência, Padre Olivier Ruffray, reitor do santuário, mostrou o quanto o próprio edifício distingue o caminho espiritual de Santa Teresa, em resposta ao apelo do amor misericordioso de Deus. Momento-chave deste Tríduo, festa litúrgica do casal Luiz e Zélia Martin, 12 de julho. Durante a missa, o padre Ruffray apresentou na homilia, o casal como um seres de desejo que optam por colocar Deus em primeiro lugar em suas vidas e que respondem ao chamado de Deus através da graça do matrimônio vivido de uma forma simples e generosa. Um momento de oração em torno da relíquia dos Santos em seguida a missa. O Tríduo terminou com uma palestra do Padre Silvio Longobardi, capelão e custode da Fraternidade de Emaús, sobre o amor conjugal à luz da vida dos santos Luiz e Zélia Martin.

Conferenza 9 luglio
Omelia 9 luglio
Omelia 10 luglio
 


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 19-LUG-16
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed