PCPF por - Pessoas
As crianças de Alepo
Na Síria emergência de água,, correm o risco de surtos de doenças e em detrimento dos pequeninos


É cada vez mais grave, a situação das crianças em Alepo. Com a intensificação dos combates na Síria entre os grupos armados de oposição e do governo – diz UNICEF através de um comunicado de imprensa – não existe mais o caminho Castelo, a única maneira que permitiu o acesso para a entrega de ajuda humanitária no leste da cidade de Alepo, onde cerca de 300 mil pessoas vivem.
O aumento da violência que resulta em mortes e feridos entre os moradores, incluindo crianças, e a destruição de infraestruturas civis, sistemas de abastecimento de água, hospitais e escolas em toda a cidade.
Em 12 de julho, dois poços de água, equipados e apoiados por várias organizações não governamentais internacionais, foram alvejados e danificados, evitando assim o uso de água para cerca de 15 mil pessoas.
Em 8 de Julho, o chamado Estado Islâmico há deliberadamente desligado a principal estação de tratamento de água, a única fonte de água potável para mais de dois milhões de pessoas por toda a cidade de Alepo e as áreas orientais do Governativo. Posteriormente, Alepo ficou sem água por quatro dias. A UNICEF tem coordenado de emergência com as autoridades a manutenção e a usina voltou a operar: no entanto, dada a escalada do conflito em Alepo, mais cortes aos recursos hídricos representam um risco iminente e com consequências graves: a escassez de água pode afetar seriamente as instalações de saúde e escolas e as crianças são as mais vulneráveis em caso de surtos de doenças transmitidas pela água.
“As partes em conflito têm obrigações no âmbito dos direitos internacionais relativos à proteção de civis e à implementação de medidas para limitar as vítimas civis e proteger a infraestrutura civil. O funcionamento seguro e contínuo dos sistemas de infraestrutura de água é essencial – conclui o comunicado da UNICEF – para preservar a vida de civis, e todas as partes em conflito devem cumprir suas obrigações a este respeito”.


 


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 21-LUG-16
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed