PCPF por - Igreja
Acompanhar as famílias
O cardeal vigário Vallini, na conferência diocesana: "Revitalizar uma pastoral orientada às famílias"



Uma “ponto crítico pastoral.” Feito de acolhimento, acompanhamento, discernimento e de integração, de acordo com as indicações do Papa Francisco. Especialmente para as pessoas marcadas pelo “amor ferido e acabado”. O cardeal Agostino Vallini, vigário de Roma, pede aos sacerdotes da diocese que segunda-feira 19 de setembro que participaram na basílica de São João de Latrão ao último dia do Congresso diocesano sobre o tema “A alegria do amor: o caminho das famílias em Roma”.
 
O cardeal, delineando as orientações pastorais, indicando um objetivo claro: revitalizar “uma pastoral especificamente orientada para as famílias”, na sequência da Amoris laetitia do Papa Francisco, bússola para o caminho do ano novo. Reforçando por exemplo o itinerário de preparação para o matrimônio, dando-lhe um prazo de dois anos a nível municipal, e apoiar a educação afetiva de crianças com educadores competentes e credíveis.
Mas são as pessoas marcadas pelo ‘‘amor ferido", que se concentra a parte central da relação do cardeal aos sacerdotes, por aqueles que contraíram casamento civil aos coabitantes, aos divorciados novamente casados e ligados por um vínculo sacramental anterior. Para este último, o primeiro passo é um serviço de informação para a verificação da validade do casamento: aqui envolve a novidade do “Tribunal de saída”, com o anúncio da presença de um serviço periódico do Tribunal diocesano nas prefeituras para a escuta a estas situações. “Quando a forma processual do caso não é viável – disse o vigário de Roma – é necessário desenvolver uma ação pastoral que forneça um longo acompanhamento, na linha do princípio moral do” primado da pessoa sobre a lei".
Recordando a nota 351 da Amoris laetitia, o cardeal aponta: “O Papa não disse que deve-se admitir aos sacramentos, embora ele não descartou em alguns casos e sob certas condições”. O que importa é ter atenção "às circunstâncias individuais das pessoas, a sua consciência, sem comprometer a verdade e a prudência que ajudarão a encontrar o caminho certo", convidando-os a “participar de alguma forma na vida da Igreja: não é necessariamente alcançar os sacramentos – esclarece Vallini – mas para orientá-los a viver formas de integração na vida eclesial”.
A propósito da educação afetiva para os jovens “grande desafio” para enfrentar, o cardeal sublinhou a necessidade “de repropor com força que a pessoa não pode ser considerada um objeto de prazer, mas um valor em si.” Em face da “distorcida relações afetivas que muitas vezes resultam em atos trágicos de violência e em assassinatos de mulheres nas famílias”, conclui o cardeal, “os cristãos não podem permanecer espectadores impotentes”.
 
Neste link o relatório do cardeal Vallini
 


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 22-SET-16
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed