PCPF por - Pessoas
Ser exemplo para os jovens
O Compêndio da doutrina social da Igreja desenvolve a tarefa própria da velhice, e exorta para apoiá-la em todos os sentidos.




 Reconhecer nos idosos, os colaboradores responsáveis para reunir o grande objetivo, sem medida, em termos econômicos ou de funcionalidade, do testemunho de amor às jovens gerações. Esta é a estrada que o compêndio da doutrina social da Igreja indica a quem queira valorizar os idosos e o amor humano.
 
“222. O amor se expressa também mediante uma pressurosa atenção para com os anciães que vivem na família: a sua presença pode assumir um grande valor. Eles são o exemplo de conexão entre as gerações, uma riqueza para o bem-estar da família e de toda a sociedade: «Não só podem dar testemunho de que existem aspectos da vida, como os valores humanos e culturais, morais e sociais, que não se medem em termos econômicos e funcionais, mas oferecer também o seu contributo eficaz no âmbito do trabalho e no da responsabilidade. Trata-se, por fim, não só de fazer algo pelos idosos, mas de aceitar também estas pessoas como colaboradores responsáveis, com modalidades que o tornem realmente possível, como agentes de projetos partilhados, em fase de programação, de diálogo ou de realização». Como diz a Sagrada Escritura, as pessoas «na velhice ainda darão frutos» (Sal 92, 15). Os anciães constituem uma importante escola de vida, capaz de transmitir valores e tradições e de favorecer o crescimento dos mais jovens, os quais desse modo aprendem a buscar não somente o próprio bem, mas também o de outrem. Se os anciães se encontram em uma situação de sofrimento e dependência, necessitam não só de cuidados médicos e de uma assistência apropriada, mas sobretudo de ser tratados com amor”.
 
 
 


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 28-AGO-14
 

pcpf - Copyright @2005 - Strumenti Software a cura di Seed