papa famiglie
2 escuteiro e um encontro caloroso com o Papa   versione testuale
09.00: a onda de camisas azuis está na fila para começar a ouvir a palavra do Papa, que entra com uma bengala, que não é porque ele perdeu, quem tem a mão firme no companheiro para não perder-se.
 
09.30: as gotas de suor começam agora a descer na frente de todos e, enquanto isso, há dois grupos chegando a Roma de bicicleta", dizem que a viagem que se realiza deve ser vivida, e vivida em plenitude".
Enquanto espera as músicas mais importantes são cantadas e acampamentos de escoteiros: Um falcão, da cor do sol e a música da rota nacional 2015; mas, como você consegue manter 80 000 escuteiros no dia mais quente de junho?
 
10:50: Eis o Papa com o carro em volta da fila azul, há pessoas jogando cachecóis, outros apenas deixá-o girar em torno da cabeçaporque deseja muito, todo mundo tenta ver o Papa a sua presença, embora do alto da gravação parecerá um pequeno ponto azul.
 
11:10: "queridos amigos AGESCI bom dia" é assim que começa a falar e dar a sua mensagem a todos: "associações como a AGESCI são uma riqueza para a Igreja Católica que o Espírito Santo suscita; Peço-vos, portanto, de ser capaz de dialogar, de construir pontes para o próximo." 
 
Estas são as palavras que atingiram a marca; o convite do Papa é para DOALOGAR, para falar; algo muito simples? Não, um ato de verdadeira maturidade, o diálogo na verdade precisa entender seu ponto de vista para os ouvintes. "Ser capaz de falar", também significa "ser capaz de ouvir e discutir"; ouvir a opinião do outro, comparar com sua própria até encontrar a mediação. Papa Francisco pediu-nos para CONSTRUIR PONTES E NÃO MUROS, uma metáfora que explica o altruísmo e o amor ao próximo.
 
11.30: para terminar com chave de ouro o Papa Francisco saúda 80.000 escuteiros com uma de nossas famosas frases: "BOA CAMINHADA A TODOS" e que foi saudado por aplausos quando ele entrou na praça.
 
Matilde Bondurri e Federica Spera