papa famiglie
A catequese do Papa Francisco 5. IRMÃOS   versione testuale
Irmãos

Quando o Papa Francisco quiz falar dos irmãos e das irmãs, leu um salmo da Bíblia onde se diz que viver juntos como irmãos é belo e dolce. E depois acrescentou que ter um irmão é uma experiência forte, impagável e insubstituível. Se pensamos bem, mesmo se as vezes brigamos com nossos irmãos e nos comportamos como Caim e Abel da Bíblia, em realidade não podemos fazer diversamente deles e se estão longes mesmo que seja por alguns dias, logo sentimos saudades.
 
 
 
Vivendo cada dia com nossos irmãos e irmãs aprendemos o que significa fazer as pazes e ser livres, descobrimos a beleza de estarmos juntos entre pessoas diversas e nos ajudamos reciprocamente, sobretudo sustentando os mais pequenos e fracos. Ser irmão é tão lindo que gostaríamos que todos os homens do mundo vivessem desta maneira.
 
 
 
 
 
 

Com efeito, os cristãos vão ao encontro dos mais pobres e frágeis não para seguir um programa ideológico, mas porque a palavra e o exemplo do Senhor nos dizem que somos todos irmãos.
 
Este é o princípio do amor de Deus e de toda a justiça entre os homens.
 
Sugiro-vos algo: antes de concluir, só me faltam poucas linhas, cada um de nós pense nos próprios irmãos e irmãs e, no silêncio do coração, reze por eles.