papa famiglie
A catequese de Papa Francisco 6. AVÓS    versione testuale
Avós
 
Como è bonito ter os avós bem pertinho, passar um tempo com eles, escutar suas histórias e seus conselhos! Às vezes eles são bem jovens e brincam conosco, outras vezes são bem velhinhos, mais lentos e parece que não entendem muito bem o que fazemos. O Papa nos recordou que os avós e os anciãos são uma riqueza, não porque de vez em quando nos dá uma mesada ou nos dão presentes, mas porque com suas grandes experiências podem nos ajudar verdadeiramente a crescer e a viver bem.
Não podemos esquecer nossos avós e anciãos, não podemos encontrá-los somente nas grandes ocasiões ou quando nos convém. E se às vezes eles parecem irritados ou um pouco difíceis, é aquele o momento de pedir-lhes uma história de quando eles tinham a nossa idade. Após a escuta, poder agradecê-los e abraçá-los: isso os deixaria imensamente felizes.
 
 
 
 
 
 

As palavras dos avós têm algo de especial para os jovens. E eles sabem-no!
As palavras que a minha avó me confiou por escrito no dia da minha ordenação sacerdotal, ainda as tenho comigo, sempre no breviário; leio-as com frequência e isto faz-me bem.
 
Como gostaria de uma Igreja que desafia a cultura do descartável com a alegria transbordante de um novo abraço entre jovens e idosos!
E é isto, este abraço, que hoje peço ao Senhor!