papa famiglie
O Catecismo do Papa Francisco 11. Educação    versione testuale
Educação

Como é bom ter um pai e uma mãe que te pega pela mão e te acompanha na vida! Torna-se mais fácil obedecê-los, mesmo quando eles parecem demasiado exigentes. Hoje isso é difícil: muitos pais chegam em casa apenas tarde da noite ou até mesmo estão separados e os momentos de encontro são mais raros. O Papa sabe disso, mas disse a todos os pais para nunca se esquecerem de ajudá-los a crescer.
 
 
 
 
 
 
 
 
De fato, o Papa Francisco foi mais longe: ele sabe que ao seu lado há professores, treinadores, catequistas, educadores, os quais ensinam muitas coisas bonitas. No entanto, ele pediu aos pais para não ter medo de permanecerem os seus primeiros educadores: é antes de tudo para mamãe e papai que deveis olhar porque são eles que se importam, acima de tudo, com o vosso caminho e a vossa alma. Eles não irão te decepcionar.
 
 
 
 
 

Filhos, obedecei aos vossos pais, porque isto agrada a Deus. E vós, pais, não exaspereis os vossos filhos, pedindo-lhes coisas que eles não conseguem fazer.
 
 
Até nas melhores famílias é preciso suportar-se uns aos outros, e é necessária tanta paciência para isto! Mas a vida é mesmo assim.
E isto só pode ser feito com amor, ternura e paciência.