papa famiglie
O Catecismo do Papa Francisco 12. Noivado    versione testuale
Noivado
 
Vocês conhecem namorados que andam de mãos dadas nas ruas e se beijam nos bancos? O Papa também falou deles. Ele disse que tinham sorte, porque eles estão juntos aprendendo, dia após dia e com muita paciência, a conhecer-se, se amar, e surpreender um ao outro, na construção conjunta de uma vida e um casamento ao modo de Jesus.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ser noivo sério e é uma experiência tão bonita e intensa que no livro do profeta Oséias - recordou o Papa - o noivado é a imagem com a qual descreve a relação entre Deus e seu povo. Na TV dois estão juntos apenas porque se gostam um pouco "e muitas vezes se deixam mais tarde, mas na vida real, quando aprendemos a amar uns aos outros como Deus faz, ser noivos significa cumprir juntos um lindo caminho, sério e exigente. É por isso que o Papa pediu a todos que orem pelos casais de noivos. Quereis fazê-lo também?
 
 
 
 
 
 

O noivado é um percurso de vida que deve maturar como a fruta, é um caminho de maturação no amor, até ao momento que se torna matrimónio.
 
 
É um compromisso bom, e o próprio amor o exige, porque não é apenas uma felicidade despreocupada, uma emoção encantada...