papa famiglie
O catecismo do Papa Francisco 14. Doença   versione testuale
Doença

Quando um filho ou um avô não está bem, todos na família ficam muito preocupados e tristes: lhes amamos e achamos que é difícil vê-los sofrer. Mas juntos em momentos de doença cresce a união entre nós e se ajuda com mais disponibilidade. Mesmo as famílias vizinhas que batem a porta e oferecem o seu apoio. O Papa chamou essa proximidade entre as famílias "um carinho de Deus".
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jesus nos ensina como comportanos diante dos doentes: sempre lhes trouxeram muitos deles e ele os curava imediatamente, sem muitas conversas e raciocínios, mesmo se não fosse o dia certo, de acordo com as cabeças das pessoas e, portanto, o repreendiam. O Papa quer que esta atitude seja de toda a Igreja e até mesmo o menor de vocês; para isso pediu a seus pais para educá-los para ter o cuidado e perto de quem sofre: quem não quer ver e atender os doentes se encontra logo, de fato, um coração murcho.
 
 
 
 
 
 
 
 

Muitas vezes para um pai e uma mãe é mais difícil suportar o mal de um filho, de uma filha, do que uma dor pessoal. Podemos dizer que a família foi desde sempre o «hospital» mais próximo.
 
 
O amor de Jesus consistia em dar a saúde, em fazer o bem: e isto vem sempre em primeiro lugar!