Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Teologia da família » Pais "se torna"    

Pais "se torna"   versione testuale
Um editorial na catequese do Papa


Ser pais, tornar-se pais, essa experiência é? Quais significados, que vivência, quais objetivos podem ter?
 
Pais "se torna" ainda mais de quanto não se torna mães. As mães têm em si mesma o projeto generativo, pais se tornam, no tempo e, neste caminho você está constantemente chamado a reconfirmar o seu próprio papel.
Uma dimensão importante, na verdade, eu acho que isso lembra sempre que a paternidade "acontece", mas também, e acima de tudo uma intenção, uma escolha, não inteiramente ser planejado e previsível, especialmente nos desenvolvimentos e nos resultados possíveis. É, portanto, uma experiência que requer compromisso e precisa de confirmação constante: escolher ser pai mais e mais vezes, em relação às mudanças que ocorrem ao longo dos anos nos próprios pais e sobretudo nos filhos, que crescem e requerem pais presentes e diferentes, atentos e na escuta de suas mudanças e as diferentes necessidades no ser. Pais, então, que consentem de crescer aos próprios filhos, não direcionando o seu crescimento, mas permitindo um espaço mental correto, afetivo e relacional de forma que consigam se tornar grandes e autônomos.
A paternidade sábia, realmente generativa é uma paternidade não tanto de ouvir as suas expectativas, procurando confirmação para o seu eu pessoal, mas a paternidade orientada a um outro: os pais são aqueles que estão "em primeiro lugar" dos filhos para consentir aos filhos de irem e de serem pessoas.
A ligação do pai e do filho é um vínculo ético e sociais que, olhando para trás, abre e introduz a tradição, ao mundo dos valores, a cultura, que permite a entrada dos filhos no mundo social, que fornece e propõe os significados necessários para compreender e não sucumbir fisicamente e psicologicamente no mundo, na comunidade. A ligação do filho com o pai é, em vez um elo que olha para a frente, sensível à dimensão da expectativa, do que ainda não é, do futuro, do possível, de algo que capta apenas alguns aspectos, e da qual é tirado e desafiado .
E é o papel do pai transmitir a possibilidade deste olhar para a frente: muitas vezes os pais estão com medo, eles têm medo de deixar este olhar vaguear, descubra, se afasta, eles não tem certeza sobre o legado a ser transmitido, bloqueados pela dúvida de estar errado, de não estar a altura, com o risco de que os filhos se vejam negados da possibilidade do desejo, da esperança, e, de alguma forma, do seu crescimento humano.
Ser pai é, penso eu, saber dizer e testemunhar a seu filho que a vida tem sentido, deixando ao filho a tarefa de encontrar esse sentido, aqui talvez então o patrimônio, o dom que o pai pode deixar de herança a seu filho na sua aventura humana.
 
Emanuela Confalonieri,
professor associado em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Universidade Católica do Sagrado Coração, Milão
 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia