Torna in Home Page
 HOME POR » Quem somos » Estrutura e Objetivos    

Estrutura e Objetivos   versione testuale
Instituído por São João Paulo II com o Motu Proprio - “Familia a Deo instituta” no dia 13 de maio de 1981, dia do atentado na Praça São Pedro, o Pontifício Conselho para a Família substituiu o Comitê para a Família criado por Paulo VI em 1973.
 
O Pontifício Conselho para a Família é responsável pela promoção do ministério pastoral e do apostolado da família, aplicando os ensinamentos e as orientações do magistério da Igreja. Deste modo, as famílias cristãs podem ser ajudadas a cumprir a sua missão educativa e apostólica como resposta à realização do Evangelho da família no mundo contemporâneo.
 
Cabe ao Dicastério a tarefa de coordenar e de promover os esforços pastorais relativos à procriação responsável e de encorajar, sustentar e coordenar as iniciativas em defesa da vida humana durante toda a sua existência, desde a concepção até a morte natural. Outros temas fortes são da competência do Conselho: a teologia e a catequese da família; a espiritualidade conjugal e familiar; os direitos da criança e da família; a formação dos leigos empenhados na pastoral familiar; os cursos de preparação ao matrimônio.
 
O Dicastério também se ocupa de outras questões, tais como a demografia, a contracepção e o aborto, a esterilização, as questões éticas e pastorais sobre a Aids e os problemas da bioética; a legislação relativa ao matrimônio e a família, as políticas familiares e a tutela da vida humana. O Arcebispo Dom Vincenzo Paglia desde 26 de junho de 2012 é o novo presidente do Pontifício Conselho para a Família. Foi nomeado no dia 4 de março de 2000, Bispo de Terni- Narni-Amelia. Seu predecessor foi o Cardeal Ennio Antonelli, Presidente emérito. O comitê da Presidência é composto por 18 Cardeais e 7 Arcebispos e Bispos; 20 casais, provenientes de todo o mundo. O Dicastério conta também com a colaboração de 40 Consultores e do ordinário trabalho cotidiano de 15 Oficiais e de numerosos voluntários.
Desde 1994, a pedido das Conferências Episcopais, o Pontifício Conselho oferece cursos de atualização para Bispos e animadores pastorais sobre:“Família, vida e questões éticas”.
 
A partir de 1994, Ano da Família, o Dicastério é responsável pela organização dos Encontros Mundiais das Famílias realizado em Roma 1994; Rio de Janeiro 1997; Roma em 2000 no contexto do Jubileu das Famílias, Manilhia 2003; Valença (Espanha) em 2006; Cidade do México 2009 e Milão ( Itália) em 2012. O próximo Encontro Mundial das Famílias acontecerá em setembro de 2015 em Filadélfia, nos Estados Unidos.
Em 1996, o Pontifício Conselho para a Família iniciou a publicação da Revista quadrimestral, Familia et Vita que recolhe artigos de bispos e de especialistas em argumentos que são de competência do Dicastério. O Pontifício promoveu numerosas publicações, disponíveis em diversas línguas, sobre temas relativos à família e a vida. Recordemos o novo Enchiridion sobre a família e sobre a vida editado pela Livraria Editora Vaticana em 2012 e o poderoso volume dos Atos (800 páginas) do VII Encontro realizado na cidade de Santo Ambrósio e de São Carlos.
 
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia