Torna in Home Page
 HOME POR » Eventos » As Atividades PCF » Andrea Bocelli: A harmonia da família    

Andrea Bocelli: A harmonia da família   versione testuale
Entrevista exclusiva às vésperas da apresentação de "O Grande Mistério"


Maestro Bocelli, pode nos dizer o motivo de sua escolha para se envolver em um projeto como este?

Eu acho que é um grande privilégio, mas também um dever, para cada um de nós, ser testemunha pulsante, ativa e alegre, da mensagem cristã, e divulgá-lo, tanto quanto possível, através do exemplo e oferecer a possibilidade de uma ação.
Eu acho que a música seja potencialmente uma ferramenta poderosa de fé (como pode ser, além disso, cada fruto da engenhosidade humana). Voz do espírito, move-se em caminhos que penetram as esferas mais íntimas de nossa psique, sem ser afetado por influências. Leibniz descreveu a música como "exercício de aritmética oculta da alma que não sabe numerar-se". E, bem antes do filósofo alemão, Aristóteles observava o potencial para "mudar o caráter da alma." Bem, a boa música que traz consigo uma forte mensagem de paz e de fraternidade, sendo assim capaz de educar-nos para a beleza, abrir nossos corações e mentes.
Interpretar o repertório sagrado, bem como ouvi-lo, eu penso que pode ser uma forma intensa de oração. E esse potencial é uma oportunidade valiosa para a plena expressão, de desabrochar, quando a escuta é apoiada e elevada por momentos de reflexão, nas mãos de sacerdotes, ministros da misericórdia divina, os pastores da família de Deus.
 
Porque Andrea Bocelli canta para a família?
 
A família é o principal alicerce da sociedade, mas também é - para nós que cremos - instrumento essencial para a edificação do povo de Deus. Eu acredito fortemente na instituição e nos valores que ela traz. Eu vivo diariamente, na pele, a importância crucial, em um nível pessoal e na sociedade civil. A família, consagrada no sacramento do matrimônio, dá sentido à existência e completude, especialmente quando se repete o milagre da vida através da prole. Filhos, que deveria representar sempre a primeira razão de vida dos pais, a prioridade absoluta, tendo precedência sobre qualquer outro afeto e compromisso.
Eu gosto de evocar uma palavra pertencente também a música, que é o elemento fundamental para uma vida pacífica na família: "harmonia". A harmonia, construída cotidianamente, escolhendo - em cada ação - a opção pelo bem, tentando colocar em prática os valores que, no meu caso, meus pais me ensinaram e que eu tento transmitir aos meus filhos.
 
Cantar a família em uma igreja e "na Igreja"?
 
Naturalmente na família pode evocar, encorajar e apoiar-se em todos os lugares, enquanto insubstituível exercício de afetos, instituição crucial para a expressão e transmissão dos valores cristãos. A igreja, no entanto, continua a ser o lugar por excelência, pois é a casa de Deus e abrigo mais doce para nossas almas, que podem ser reconhecidos, encadernado em fraternidade na oração. E “dentro da igreja (e, portanto, através dos ensinamentos daquele que a inspirou), que podemos aprofundar juntos, e entender melhor o extraordinário poder do amor entre o homem e mulher, e, consequentemente, da família. Família que não é o acaso, o Concílio Vaticano II chama de "Igreja doméstica".
 
Obrigado!
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia