Torna in Home Page
 HOME POR » Sociedade » Questões jurídicas » Liberdade e identidade    

Liberdade e identidade   versione testuale
O Fórum das Associações Familiares em uma carta aberta aos deputados e senadores faz um balanço da família


"A liberdade das pessoas. Identidade da família" é o tema da carta aberta que o Fórum das Associações Familiares, constituídos de 48 nacionais e quatrocentas autoridades locais, apresentado à Câmara e ao Senado. "Depois de anos de discussão agora parece que o debate sobre a regulamentação das uniões civis, em particular, as relações afetivas entre pessoas do mesmo sexo, veio em um momento crucial no Parlamento - inicia a carta -. O Comitê Judiciário do Senado tem que discutir o que é impropriamente chamado de "texto unificado", cujo teórico e detalhada regulamentação representam riscos consideráveis para a própria identidade da família "e dão" uma interpretação da Constituição em tudo diferente de que reiterou apenas alguns meses atrás pelo Tribunal Constitucional".
 
A intenção da carta, dizem os membros do Fórum, abordando o parlamento, é "chamá-los de volta para a principal responsabilidade de salvaguardar o bem comum e o sistema ainda muito atual da Constituição, que vê na família a sociedade natural o bloco central e insubstituível do nosso tecido social, sujeito ativo de solidariedade e de coesão social, para a promoção e proteção da liberdade e da igual dignidade de cada pessoa, assim como a academia da cidadania ativa e os valores sociais das gerações mais novas, que reconhece a nossa comunidade nacional". Segundo o Fórum "os direitos subjetivos de cada indivíduo, independentemente da sua situação familiar, deve ter um reconhecimento pacífico. A liberdade de vida afetiva é para todos a proteção de cada pessoa nestes relatórios é uma obrigação, mas isso não significa atribuir ou estender um suposto 'direito ao casamento para todos". Assim, além da "regulação dos direitos das pessoas que vivem em uniões de fato deve, portanto, ser respeitado e preservado as prerrogativas as qualidades e os direitos da "família fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher", a instituição da relevância pública".
"Para esse efeito - afirma-se - são garantidos certos princípios básicos: distinção efetiva entre a diversidade de disciplina e a entre família fundada no matrimônio e uniões de fato, como o direito à pensão de sobrevivência, o acesso a sucessão legítima, a verificação de manutenção ao ex-cônjuge. Para esses direitos vão encontrados uma solução ad hoc para as uniões civis, distintas da prevista para os cônjuges". A carta expressa a sua "bastante negativa" sobre o projeto de lei Cirinnà, equiparando as uniões entre pessoas do mesmo sexo à família fundada no matrimônio e contém uma clara referência à chamada "adoção enteada", que abre o caminho para procedimentos, inevitáveis no caso de casais de pessoas do mesmo sexo como a doação de gametas masculino ou também a maternidade sub-rogação.
Referência é feita então ao divórcio breve: "Quem votou a favor do divórcio breve - escrevem os membros do Fórum - Questionará: Que medidas aprovadas, juntamente com o divórcio breve, para ajudar a família, ao invés de incentivar a sua implosão? E quando chega a hora de discutir o texto Cirinnà pergunta-se: quantas medidas que votaram para sustentar a família, antes de conceder este falso direito de "casamento para todos"? Quando a política vai ser capaz de restituir à família o que a família diariamente dá à sociedade? É o futuro do país, é a coesão social do nosso povo."
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia