Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Sínodo sobre a Familia » A família a serviço da vida     

A família a serviço da vida    versione testuale
Comentário ao Instrumentum Laboris: cônjuges Humberto Díaz e Isabel Botía do Capítulo IV da Parte III


Humberto Díaz e Isabel Botía, membros do Pontifício Conselho para a Família, oferecem-nos a sua reflexão sobre o Capítulo IV da Parte III do Instrumentum Laboris, que aborda a questão da “Família, generatividade, educação”.
 
Servir a vida, transmiti-la e cuida-la, escrevem, são atos que derivam naturalmente da profunda realidade do amor conjugal. Ser família significa estar aberta e prontas para acolher a vida, para defendê-la e educar as futuras gerações a acreditar nela. "Os cônjuges que assumiram a responsabilidade pela procriação e que tem a experiência de construir uma família, são chamadas a mostrar ao mundo que vale a pena ter filhos, como é belo dar filhos bem formados para a sociedade e para a Igreja e que não há nenhuma razão para ter medo."
Estar ao serviço da vida para uma família, além disso, não significa somente abrir-se ao mistério da procriação, mas também pode assumir a forma de acolhimento amoroso de crianças que são vítimas de abandono, fome, necessitadas de amor e cuidado, porque o encontro com pais adotivos possa ser para eles um retorno à vida. "A adoção - dizem - torna-se uma espécie de desafio, uma forma especial de apostolado familiar e expressão da fecundidade da experiência conjugal, não só quando é marcada pela infertilidade."
Deus sempre tem um projeto de amor sobre a realidade da família. O segredo é aprender a confiar nela, por causa disso, eles dizem, depende o futuro da nossa sociedade.
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia