Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Papa Francisco » Un hijo es un hijo    

Um filho é um filho   versione testuale
Dedicada aos filhos a catequese de Francisco hoje: "Não são um problema da biologia reprodutiva, mas um dom"


"Um filho é amado porque é filho: não porque é bonito, ou porque é assim ou assim; não, porque é filho! Não porque pensa como eu, ou encarna os meus desejos. Um filho é um filho. Disse esta manhã o Papa Francisco na Praça de São Pedro na audiência geral dedicada aos filhos, após as reflexões de quarta-feira anterior sobre as figuras da mãe e do pai.
 
"A alegria dos filhos - prosseguiu - faz palpitar os corações dos pais e reabre o futuro. Os filhos são a alegria da família e da sociedade. Não são um problema da biologia reprodutiva, ou uma das muitas maneiras de realizar-se. Muito menos ser uma posse dos pais ... Não, não. Os filhos são um dom um presente: entende? Filhos são um dom. Cada um é único e irrepetível; e ao mesmo tempo inconfundivelmente vinculados às suas raízes. Sendo o filho e filha, de fato, de acordo com o plano de Deus, significa levar em si a memória e a esperança de um amor que se realiza em si mesmo iluminando a vida de um outro ser humano, original e novo. E para os pais hoje filhos... é diferente, é diverso. Permitam-me - disse o Papa - uma recordação de família. Lembro-me que minha mãe costumava dizer para nós - éramos cinco -: 'Mas eu tenho cinco filhos'. Lhe perguntávamos: "Qual é o seu favorito? '. E ela: 'Mas eu tenho cinco filhos, como os cinco dedos. Se me batem este me dói; se me batem aquele me faz mal. Me faz mal a todos os cinco. Todos são meus, mas todos diferentes como os dedos de uma mão". E assim é a família! A diferença dos filhos, mas todos filhos".
O que ligava os filhos, acrescentou o Papa, é "a dimensão mais gratuita do amor, que não cessa de nos surpreender. É a beleza de ser amado bem antes: os filhos são amados antes de chegarem. [...] São amados antes de ter feito qualquer coisa para merecê-lo, antes de falar ou pensar, mesmo antes de vir ao o mundo! Ser filho é a condição fundamental para conhecer o amor de Deus, que é a fonte última deste verdadeiro milagre. Na alma de cada filho tão vulnerável, Deus coloca o selo desse amor, que constitui o fundamento da sua dignidade pessoal, uma dignidade que nada nem ninguém poderá destruir."
 
Como para a geração dos filhos, de acordo com o Papa "deve ser responsável, como também ensina a encíclica "Humanae Vitae" do Beato Papa Paulo VI, mas ter mais filhos não pode se tornar automaticamente uma escolha irresponsável. Além disso, não ter filhos é uma escolha egoísta." "Como é bonito - concluiu o Papa - quando eu passo entre vós e vejo os papais e as mamães que levantam os seus filhos para serem abençoados; mas este é um gesto quase divino. Obrigado por fazerem isso".
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia