Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Preparação e rito do matrimônio  » Te amo em todas as línguas do mundo    

Te amo em todas as línguas do mundo   versione testuale
Pelas dioceses do planeta muitas iniciativas para celebrar o 14 de fevereiro junto com casais de noivos


Esse ano foi particular o dia de São Valentim, onde muitas dioceses do mundo, levando em conta o ultimo encontro do ano passado entre o Papa Francisco e namorados, organizaram uma festa dedicada aos namorados. A partir de Dublim para a Austrália, passando pela França, Itália e Espanha, são na verdade muitos testemunhos que chegam-nos declinando em muitos aspectos o festival no dia 14 de fevereiro.
 
Em Dieppe (França), por exemplo, foram 34 casais que renovaram seus votos de casamento na igreja de Saint Jacques (Arquidiocese de Rouen). Com jantar a seguir, os pares, em seguida, comemorou com o padre e os muitos jovens da paróquia, dando origem a um belo dia de alegria, oração e fraternidade, em diálogo fraterno envolvendo casais participantes e cópias distantes da prática eclesial.
Em Dublim é comemorado na companhia do mesmo São Valentim, dentro do Santuário que abriga algumas das suas relíquias, na Whitefriar Street Church. Aqui, em nome da Conferência dos Bispos Irlandeses, o bispo de Kildare e Leighlin, Dom Denis Nulty, abençoou um casal de noivos, cujo casamento está previsto para 2016.
Na Austrália, a Conferência Episcopal do país quis dar a todas as paróquias, pelo sexto ano consecutivo, um kit com subsídios escritos que não permite que casais de noivos conduzam uma festa cada vez mais secularizada das suas origens cristãs. Em particular, o tema deste ano foi o " divertir-se como casal", com a ênfase em dar prioridade ao tempo livre para passar juntos, onde é possível criar ocasiões alegres e divertidas capaz de fortalecer o vínculo de amor por toda a vida.
Muito bonito foi então que, em Mântua, a iniciativa "O Caminho para o Matrimônio com o Bispo," onde Dom Roberto Busti se encontrou com noivos (incluindo aqueles que vivem juntos) prestes a se casarem na igreja de São Valentim em Marengo.
 
"O meu amado é meu e eu sou dele" (Cânticos 2,16) foi o título da primeira celebração diocesana de namorados organizados em Tivoli, na paróquia São José Operário em Villanova di Guidonia. Aqui, o bispo, Dom Mauro Parmeggiani, reuniu-se e abençoou muitos casais de namorados. O dia foi marcado por dois momentos: a celebração eucarística e, em seguida, o diálogo entre os noivos e o bispo. A todos os participantes, além do mais, tal como aconteceu no ano passado, em São Pedro a pedido do Santo Padre, Dom Parmeggiani quis doar uma almofadinha de porta aliança para o dia de seu casamento.
Representando o sul da Itália, no Dia dos Namorados, foi, então, Caserta. Aqui, a Igreja Catedral da cidade sediou o encontro do bispo, Dom Giovanni D'Alise, com os namorados da diocese. Durante a festa Sua Excelência deu aos presentes um poema escrito pessoalmente por ele, culminando com a exultação de reconhecimento do amado: "Agora eu posso voar, posso sonhar, eu também posso projetar: Eu encontrei o amor. Agora, graças a você, eu descobri o infinito, que também está em mim ".
A Vigevano foi Dom Maurizio Gervasoni a celebrar a Missa e a passar o tempo com os namorados, abençoando-os. Um belo momento de fraternidade e alegria, que continuou com "A festa da ternura", em que mais de cem pessoas jantaram e se divertiram juntas.
 
Realizou-se, em 13 de fevereiro, na Igreja dos Santos dos Hipólito e Lourenço, em Faenza, a vigília de São Valentim, encontro agora imperdível para todos os casais da diocese. Esposos, namorados, religiosos, sacerdotes e leigos indivíduos têm, de fato, se reunido para uma celebração presidida por Dom Claudio Stagni e dividido em três fases, onde cada tempo foram plenamente consideradas as provas da maravilha de ser dois em um: O amor, a missão e alegria.
Muitos, por fim, os participantes da festa organizada pela diocese de Alcalá de Henares, Espanha. Aqui, na noite de 14 de fevereiro, na principal catedral da cidade, o bispo, Dom Juan Antonio Reig Pla, presidiu uma vigília de oração com o Santo Rosário e namorados e abençoou os namorados e cônjuges. Entre os presentes também os casais em dificuldades, que estão lutando para o seu casamento, bem como separados e divorciados, que aproveitaram a oportunidade de orar para que o Senhor cure seus casamentos e famílias. Os fiéis foram pessoalmente abençoado pelo bispo, enquanto vestiam o manto da Bem Aventurada Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora do Vale, é a padroeira da cidade espanhola.
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia