Torna in Home Page
 HOME POR » Cultura » Vida » Por uma nova cultura da vida    

Por uma nova cultura da vida   versione testuale
Diana Castillo, Diretora de Grávida, diz-nos como a Evangelium Vitae permeia com sua força inovadora a fundação Argentina em apoio à maternidade e da vida do recém-nascido


Nós apresentamos o terceiro testemunho em preparação para a festa do vigésimo aniversário da encíclica "Evangelium Vitae", agendada para a tarde de 24 de Março, em Santa Maria Maior, Roma. Diana Castillo, diretora da Fundação Grávida, explica qual o impacto que a encíclica de São João Paulo II teve sobre a estrutura da pró-vida da qual é a responsável:

"Os pilares da nossa fundação referem explicitamente alguns dos ensinamentos e exortações contidas na Evangelium Vitae. Como esquecer, por exemplo, quando São João Paulo II convida-nos a manter a nossa consciência "humilde e agradecida para servir o povo da vida e para a vida, apresentando-nos desta forma diante de todos" (EV 78)? Ou como não se sentir estimulados pelo desejo de construir uma nova cultura da vida? Na verdade EV 95 escreve: "É urgente uma mobilização geral das consciências e um esforço ético comum, para pôr em prática uma estratégia para a vida. Todos juntos devemos construir uma nova cultura da vida: nova, para que seja capaz de enfrentar e resolver os problemas de hoje sobre a vida do homem; nova, porque se supõe uma convicção mais estática e ativa da parte de todos os cristãos; nova, para que possa inspirar um encontro cultural sério e corajoso com todos" (EV 95).
 
Grávida, em seu serviço voluntário de apoio à vida nascente e da maternidade, certamente, remonta a pastoral familiar esta encíclica Evangelium Vitae e feita pela Igreja Argentina, trabalhando com o mesmo espírito de determinação para evitar o aborto e incentivar o cuidado a vida da criança desde a concepção. Ciente de que São João Paulo II escreve em EV 79, "Somos enviados: a estar a serviço da vida não é para nós uma vanglória, mas um dever", oferecemos total suporte à vida em dificuldade. Não há ajuda especial em todas as situações de risco de aborto com um acompanhamento personalizado; Desenvolvemos também um acompanhamento para a promoção e desenvolvimento integral, tanto da mulher grávida e mãe em situação de risco social, além de um programa de cura pós-aborto para sarar as feridas deste trauma. Nós, então, preocupados em desenvolver um programa de prevenção do aborto, "Fazendo uma escolha pela vida", destinado a adolescentes e jovens, e para propor o nosso processo formativo chamado de "Jornada de formação para o serviço à vida", a qualquer um que propõe a se juntar a nós como voluntário.
 
Um lugar central, no nosso empenho a favor da vida, está então ocupado pela Santa Virgem Maria, tão querida pelo autor da Evangelium Vitae. O nosso serviço é de fato fundado numa 'espiritualidade mariana de comunhão em ação', uma espiritualidade concreta que encontra no mistério da Visitação o seu carisma principal e na pedagogia do Encontro uma maneira de diálogo e de apoio as vidas que se oferecem ao seu serviço, escolhendo um modo de ser Igreja que olha a Virgem Maria no seu ser e no seu fazer.
 
No decorrer dos últimos vinte anos de Grávida, sempre esteve empenhada a elaborar uma proposta pastoral inspirada na realidade e a luz da Evangelium Vitae, tanto que hoje a nossa fundação se apresenta na Igreja Argentina como uma verdadeira e própria estratégia do Povo de Deus, oferecida na pastoral da Igreja como resposta as ameaças à vida humana. Uma ação concreta, a nossa, atenta a realidade de um diálogo com a sociedade, preocupada em estimular, antes de tudo dentro das mesmas comunidades eclesiais, a pastoral da vida. Porque como ensina São João Paulo II “se deve começar a renovar a cultura da vida dentro das mesmas comunidades cristãs” (EV 95)».
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia