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A Evangelium Vitae como antídoto à ética utilitarística   versione testuale
O Diretor do Instituto de Ciências da Vida da Universidade Católica de Valencia, Dr. Justo Aznar, fala sobre o potencial construtivo contido na encíclica de São João Paulo II, cujos 20 anos será celebrado em Roma 24 de março


Continuamos nossa jornada pelo universo das agregações e das instituições pró-vida, todos de alguma forma endividados da encíclica "Evangelium Vitae" de São João Paulo II, cujo vigésimo aniversário será comemorado na tarde de terça-feira, 24 de marçona Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Hoje, oferecemos a entrevista com Dr. Justo Aznar, Diretor do Instituto de Ciências da Vida da Universidade Católica de Valencia, que nos fala sobre a relação que existe atualmente entre a comunidade científica mundial e os princípios contidos na Carta Encíclica, propondo caminhos para que converjam, no futuro, mais e mais.

1) Dr. Aznar, os ensinamentos contido na encíclica Evangelium Vitae de acordo com o senhor , como foi acolhida pela comunidade científica internacional? Qual é a situação hoje?
 
Eu acredito que a aceitação dos conteúdos do Capítulo IV, e, em geral, em toda a encíclica Evangelium Vitae, para o mundo científico foi muito limitada, pois é claramente que neste ambito os valores predominantes de uma ética utilitarista que tende a dissociar a natureza biológica da pessoa humana a partir da dignidade intrínseca a ele, uma ética muito longe de princípios ontológicos da encíclica. Basta recordar como nos relacionamos no mundo científico com temas , como o aborto, a regulação da fertilidade humana, a procriação assistida, a contracepção de emergência, o diagnóstico genético pré-implantação, o uso de células-tronco embrionárias para bio pesquisa médica, a clonagem humana, as novas técnicas de transferência mitocondrial, a eutanásia de adultos e neonatos, o suicídio assistido, e muito mais. Em tudo isso, a atitude dos pesquisadores, das instituições científicas e das revistas especializadas está muito longe das propostas presentes na Evangelium Vitae.
 
2) Quais são as partes contidas na encíclica qie o senhor acha que é mais urgente levar à consciência da sociedade?
 
Promover a defesa da vida humana em tudo o que diz respeito aos seus fundamentos científicos, antropológicos, filosóficos e teológicos. Eu acredito que, para além das ações concretas em recorrentes para proteger a maternidade e a dignidade da vida humana, tanto no início e como no final da mesma, deveríamos promover uma grande campanha cultural e científico para incorporar no pensamento dominante os argumentos fundamentais em favor de vida. Se deve também tentar entrar e estar presente nos principais fóruns internacionais de pensamento para promover neles acções que propiciem à vida humana. Eu acredito que é essencial tentar mudar a tendência anti-vida que agora prevalece na sociedade. Para fazer isso, retenho que o pensamento católico não deve permanecer fechada em si mesma, mas que se abra ao diálogo intercultural. Deve ir para a periferia do pensamento.
 
3) Qual é a contribuição distintiva que a sua universidade oferece para a defesa e promoção da vida?
 
Independentemente de uma defesa da vida humana transversal, que abrange quase todas as disciplinas ministradas pelos professores da Universidade Católica, eu penso que existem duas coisas particulares dignos de nota: o trabalho do Instituto de Ciências da Vida, um organismo de pesquisa e ensino da nossa universidade, e o programa "Capacitas", destinada a promover uma cultura favorável ao mundo dos deficientes, tanto do ponto de vista teórico que prático.
Em relação ao Instituto de Ciências da Vida desenvolveram muitas atividades, mas, certamente, os mais importantes são: o Mestrado em Bioética, agora em sua nona edição, para os quais tenham estado mais de 300 profissionais de diversas áreas do conhecimento; a extensão deste Mestrado em Cuba, por sete anos, onde já capacitou mais de 400 pessoas e onde depois de 50 anos - o sublinhou entre outros um importante representante eclesiástico da ilha - fomos os primeiros no âmbito da Igreja Católica a emitir títulos de ensino oficiais; a publicação de dois periódicos: "Bioética Press" (antes "Provida Press") e "Bioethics News", publicado pela primeira vez em espanhol (com mais de 20 mil leitores) e outra em Inglês (com mais de 10 mil leitores), com uma área de influência que também inclui instituições importantes; um site que contém informações atualizadas relativas à defesa da vida e da bioética em geral, e que compreende uma coleção vasta de documentos sobre estas questões; presença na mídia de comunicação social informatizadas, especialmente no Facebook e no Twitter com mais de 5000 apoiantes ativos de cada um deles; e, finalmente, um trabalho constante em pesquisas que foi traduzido para mais de 50 artigos publicados em várias revistas nacionais e internacionais, bem como em diversos livros.
 
4) Lei pensa che nel mondo scientifico sia necessario sviluppare nuovi linguaggi, forme di comunicazione e di aggregazione, per avvicinarsi e coinvolgere maggiormente nella cultura della vita gli scienziati più distanti dalle posizioni cattoliche?
 
Em um mundo dominado pela comunicação, eu acredito que é indispensável melhorar as técnicas de divulgação da cultura da vida, na prática, e da cultura católica, em geral. Neste sentido, parece-me fundamental promover um curso de estudo em Comunicação institucional nas instituições educativas católicas, também porque eu acho que é uma matéria pouco tratada dentro da Igreja.
 
5) Pessoalmente, qual é a imagem mais bela, ligada a São João Paulo II, e seu compromisso com a vida, que mantém na sua mente e em seu coração?
 
Pessoalmente a mais bela imagem de São João Paulo II que tanto eu e minha esposa amamos contemplar em nossos corações se refere a quando ambos, em uma entrevista pessoal com ele, tivemos a oportunidade de apresentar uma fotografia que descreve nossos dez filhos: fotografia que ele abençoou com carinho, estendendo-se o seu efeito benéfico para os nossos atuais 46 netos. Em vez disso, em um nível mais geral, eu realmente aprecio toda a doutrina desenvolvida por São João Paulo II em relação à sexualidade humana, que, na minha opinião, se transformou em teologia moral profunda sobre o matrimônio. Mas a minha maior gratidão para com ele é, por assim dizer, de forma institucional: na verdade, nós devemos a ele a criação do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, na qual detemos em Valência a primeira sede europeia externa em Roma.
 
 
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