Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Papa Francisco » Obra-prima da sociedade    

Obra-prima da sociedade   versione testuale
A audiência com o Papa sobre o matrimônio, "vínculo entre o homem e a mulher abençoados por Deus desde a criação"


Ele relembrou as bodas de Caná e "o livro de Gênesis, quando Deus termina a obra da criação e faz a sua obra-prima". A obra-prima, sublinhou, "é o homem e a mulher. E aqui Jesus inicia seus milagres com esta obra-prima, em um matrimonio, em uma festa de casamento: entre um homem e uma mulher. Então, Jesus ensina-nos que a obra-prima da sociedade é a família: o homem e a mulher que se amam! Esta é uma obra-prima. "São, estas, as palavras proferidas pelo Papa Francisco esta manhã na Praça São Pedro, durante a audiência dedicada ao plano original de Deus para o casal homem-mulher.
 
Desde o tempo de Caná onde Jesus "não só participou do casamento, mas 'salvou a festa com um milagre do vinho'", continuou Francisco, "muitas coisas mudaram, mas o 'sinal' de Cristo contém uma mensagem sempre válida". Contudo hoje "os jovens não querem se casar, em muitos países, aumenta o número de separações, enquanto diminui o número de filhos." Que, então, são as primeiras vítimas das separações: "Se sente desde criança que o matrimônio é um vínculo "temporário", inconscientemente para você será assim.[...] Há essa cultura do provisório... tudo é provisório, parece que não há nada definitivo."
Segundo o Papa não se casam, "apenas por dificuldades econômicas, embora estas sejam realmente sérias", e mesmo pela mudança que ocorreu nas últimas décadas, "posto em movimento a partir da emancipação das mulheres." "Na verdade - evidenciou - quase todos os homens e as mulheres gostariam de ter uma segurança afetiva estável, um casamento sólido e uma família feliz", mas "talvez o medo do fracasso é o maior obstáculo para acolher a Palavra de Cristo, que promete a sua graça na união conjugal e na família."
No entanto, o "testemunho mais convincente da bênção do matrimônio cristão - disse - é a vida boa dos cônjuges cristãos e das famílias. Não há melhor maneira de falar da beleza do sacramento! O casamento consagrado por Deus preserva o vínculo entre o homem e a mulher que Deus há abençoado desde a criação do mundo; e é uma fonte de paz e bem para toda a vida conjugal e familiar.[…] A semente cristã da igualdade radical entre os cônjuges deve hoje trazer novos frutos. O testemunho da dignidade social do matrimônio vai se tornar persuasivo exatamente por este caminho, o caminho do testemunho que atrai, o caminho de reciprocidade entre eles, a complementaridade entre eles. "Os cristãos, acrescentou o Papa, voltando-se, finalmente, para os peregrinos italianos presentes na praça, "quando se casam 'no Senhor', se transformam em um sinal eficaz do amor de Deus. Os cristãos não se casam só para si: Casaram-se no Senhor a favor de toda a comunidade, de toda a sociedade."
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia