Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » A Família sujeito da evangelização » Um jantar a dois para aprender o amor    

Um jantar a dois para aprender o amor   versione testuale
Entrevista com Daniel e Irma López, dois dos responsáveis argentinos do curso de casal Alpha, que nos falam de uma realidade que apoia e desenvolve a assim para sempre aos fiéis e os não crentes


1) O Curso Alpha prepara para o matrimônio? Ou reforça o casamento já celebrado? 

Nicky e Sila Lee (fundadores do Curso Alpha, ndr), que fazem parte da direção do Holy Trinity Brompton, ao longo dos anos criaram vários cursos como uma ferramenta para fortalecer os vínculos de amor e de apoio à vida familiar em cada comunidade e Igreja
Primeiro criaram em 1996, o curso para o Matrimônio. Posteriormente desenvolveu o Curso de Preparação ao Matrimônio, para noivos, o Curso para pais de crianças pequenas, e um para os pais de adolescentes.
Hoje, existem cerca de 600 cursos para o Matrimônio acontecendo em 123 países e em 44 idiomas (incluindo Inglês, italiano, espanhol, francês, russo, árabe e mandarim)
 
2) O Curso Alpha é um curso ecumênico. Poderia nos dizer é voltado a quais casais?
 
O curso Alpha é construído em torno dos anos 80 na Holy Trinity Brompton, uma paróquia anglicana em Londres. Inicialmente era um curso sobre os fundamentos da fé cristã para os novos convertidos. No entanto, Nicky Gumbel, que é considerado um dos pioneiros da Alpha, ele percebeu que os novos convertidos traziam amigos e conhecidos no curso. É por esta razão que, nos anos 90, e sempre sob a direção de Nicky, Alpha foi redesenhado como um instrumento de evangelização kerigmática para aqueles se afastaram da fé.
Em 1998, a Conferência Episcopal da França criou uma comissão para examinar a proposta expressa por Alpha e a sua adequação à Igreja Católica. Desde então, o Curso Alpha é usado como uma das ferramentas mais eficazes de evangelização em muitas paróquias da Diocese da Europa e do mundo.
Alpha também procura dar uma resposta concreta para a Missão Continental na América Latina. Em 2009 foi realizada a primeira conferência regional da Alpha em Bogotá, Colômbia, com o apoio da ITEPAL CELAM. Desde então, muitas dioceses da América Latina promovem o Curso Alpha tal como é, considerando-o uma excelente ferramenta para alcançar aqueles que ainda estão longe da fé. Sem dúvida Alpha também ajuda a reavivar a fé daqueles que se poderia chamar de "católicos culturais", incentivando aqueles que já acreditam em tornar-se um discípulo missionário, porque desde o início enfocou a importância do encontro com Jesus que muda a sua vida e transforma em positivo o da sua comunidade: de fato, a amizade do Salvador é um grande dom que é impossível não compartilhar com os outros.
Em particular, as reuniões do Curso Matrimonial Alpha são baseadas em princípios cristãos que desejam envolver todo tipo de casal, com ou sem a participação da Igreja, os casais casados ou em coabitação com um relacionamento sólido, ou em dificuldade.
Muitos sacerdotes, que oferecem o Curso matrimonial em suas paróquias, acreditam que é graças ao fato de que o conteúdo do Curso não dá prioridade a uma estrutura sacramental rígida que lhe permite fazer contato com os mais distantes, aqueles encontrados nas periferias da existência e não creem.
 
3) Pode nos dizer como se desenvolve as suas reuniões?
 
Se trata de sete encontros no interior dos quais é garantida a privacidade dos casais; reuniões focadas no diálogo e na criação de uma atmosfera especial.
Cada casal ocupa uma mesa para dois em um jantar que é servido com a sobremesa, seguido de café / chá. A atmosfera é muito romântica e a refeição comunitária constantemente acompanhado pelo diálogo entre os líderes e os casais presentes.
Cada encontro dura duas horas, e é um momento especial para o casal. Este, meia hora depois de ser acolhido, entra imediatamente no coração do encontro é o fato de que, quando os líderes começam as apresentações práticas, informações e de entretenimento para incentivar o trabalho e o diálogo entre os cônjuges. Estes encontros são apenas para casais e nenhum deles está sempre convidado a compartilhar informações sobre a sua relação com os outros participantes da reunião.
O número de casais podem variar quanto ao local, com os recursos disponíveis e a capacidade de lidar com entusiasmo da reunião.
Os cursos podem ser realizados com a presença de pelo menos dois casais, até um máximo de 100. As vezes um casal líder cria um pequeno curso com poucas pessoas, mas, ao longo do tempo, cresce. Neste caso, normalmente, o casal inicial se junta a uma equipe de suporte.
O Curso matrimonial Alpha, agora bem estabelecido nas mais diversas realidades do mundo, acabou por ser um método muito eficaz. Fácil de reproduzir, inclusive - para os crentes e os não crentes - e com perspectivas de aprofundamento através de um projeto comunitário.
Ele pode ser oferecido em uma casa do grupo ou em um centro de pastoral, mas também em um clube ou em um lugar que oferece aos casais o seu próprio espaço. Na Itália, por exemplo, ele ocorre principalmente em casas de família. Por isso, Dom Renzo Bonetti, da "Fundação da Família Grande Dom", acredita que "no Curso de Matrimônio Alpha os casais cristãos tem um papel de protagonista: pregando no que ponto ideal que é a casa que pode realmente dar espaço à Igreja doméstica que é a família."
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia