Torna in Home Page
 HOME POR » Sociedade » Questões jurídicas » Um referendo entre "medo e intimidação"    

Um referendo entre "medo e intimidação"   versione testuale
Alguns parlamentares denunciaram publicamente numerosas irregularidades durante a campanha eleitoral para o referendo irlandês sobre o matrimônio para todos


A «integridade do referendo irlandês destinada a 'casar-se' as duas pessoas", independentemente do seu sexo, foi seriamente comprometida. A alegação de alguns deputados europeus em uma carta aberta ao Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, que listam as violações encontradas no referendo deste 22 de maio, dirigido para emendar a Constituição do país.
 
Os signatários têm, de facto, encontrado como todos os partidos políticos irlandeses, financiados pelo dinheiro público, têm participado ativamente em favor do sim no referendo, ameaçando expulsar qualquer um dos seus membros se não seguirem a linha traçada pelos líderes partidários. É também denunciado uma ação imparcial dos meios de comunicação (ao contrário de uma decisão do Supremo Tribunal da Irlanda, que se vincula a um justo 50/50), o que não permitiu que ambas as partes aproveitem o mesmo espaço comunicativo, privilegiando a parte favorável a redefinição jurídica do casamento. Ele também observa a intervenção de multinacionais que operam na Irlanda, que levaram, "sob uma ameaça velada que não é difícil de detectar", seus milhares de funcionários a votarem sim, assim como para fazer propaganda em mídia social. Mas os parlamentares também denunciaram a interferência de um bilionário estrangeiro que usou milhões de dólares em favor do matrimônio para todos, dinheiro ilegal sob a lei eleitoral irlandesa, neste caso absolutamente não respeitada pelo governo. Finalmente, até mesmo a polícia, que na Irlanda é responsável por garantir a integridade da votação e à contagem dos votos, parece ter usado o dinheiro do governo para apoiar o Sim.
Infelizmente, por isso, dizem os signatários da carta, "um clima de medo e intimidação invadiu toda a campanha, criando condições eleitorais longe de serem "livres e justas".
 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia