Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Papa Francisco » As lágrimas das crianças    

As lágrimas das crianças   versione testuale
Na audiência do Papa Francisco fala de conflitos familiares que levam à separação e ao divórcio


Se se esvazia "do amor conjugal" a família é dividida, e a desintegração "esmagadora" sobre os filhos. Falando de separação, Papa Francisco hoje na audiência geral na Praça de São Pedro, refletiu "as feridas que se abrem" dentro da vida familiar, quando na família "se machucam." Então ele convidou a acompanhar as famílias "nas chamadas situações irregulares" para que "as crianças não se tornem reféns do pai ou da mãe."
 
"Todas as feridas e todos os abandonos de pai e mãe que afetam a carne viva dos filhos", o Papa continuou: "Quando um homem e uma mulher, que estão empenhados em ser" uma só carne "e formar uma família, pensam obsessivamente nas suas necessidades de liberdade e gratificação, esse viés afeta profundamente o coração e a vida dos filhos. Muitas vezes as crianças se escondem para chorar sozinhas."
A respeito das "refinadas análises psicológicas" de tanto falar "de distúrbios comportamentais, de saúde mental, bem-estar da criança, ansiedade de pais e dos filhos", o Papa pede, "se não tivéssemos anestesiados" respeito as feridas da "alma das crianças:" Quanto mais você tenta compensar com presentes e lanches, mais você perde o sentido das feridas - as mais dolorosas e profundas - da alma."
O convite do Papa é para debruçar sobre o "peso da montanha que esmaga a alma de uma criança", o peso de "más escolhas": "quando os adultos perdem a cabeça, quando todo mundo só pensa em si mesmo, e quando o pai e a mamãe se machucam, a alma das crianças sofrem muito, sente uma sensação de desespero. E são feridas que deixam uma marca para toda a vida. "Por outro lado, no entanto, "há casos em que a separação é inevitável": às vezes pode mesmo tornar-se "moralmente necessária, precisamente quando se trata de subtrair o cônjuge mais fraco, ou os filhos menores, a feridas mais graves causadas pelo assédio moral e a violência, humilhação e exploração, da alienação e a indiferença".
Quanto aos separados, alguns reconhecem "na solidão um apelo do Senhor voltado para eles", mas, acrescentou o Papa, "em torno de nós encontramos várias famílias em situações chamadas irregulares - Eu não gosto desta palavra - e fazemos muitos questionamentos. Como ajuda-las? Como acompanhá-las? Como ajuda-las para que as crianças não se tornem reféns do pai ou da mãe?". Por isso que Francisco convidou para pedir ao Senhor "uma grande fé", e olhar a realidade com os olhos de Deus, também "uma grande caridade", para abordar as pessoas com o coração misericordioso.

A catequese integral neste link
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia