Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Sínodo sobre a Familia » Os avós: um fardo ou um recurso?    

Os avós: um fardo ou um recurso?   versione testuale
Comentário ao Instrumentum Laboris: os cônjuges Veronica e José Luis Villaseñor sobre Capítulo III da Parte I


Os cônjuges Villaseñor, comentando sobre o Capítulo III da Parte I intitulado “Família e inclusão”, nos dizem como os avós desempenham um papel importante no seio da família em seu país, o México, bem como em muitos outros países latino-americanos.
 
Especialmente em famílias de baixa renda, os avós, além de transmitir valores, costumes e tradições aos seus netos, "em muitos casos, eles agem como pais substitutos cobrando seu cuidado diário porque o pai e a mãe trabalham todos os dias, muitas vezes longe do lugar da sua residência ou como migrantes".
Assim, os idosos, apesar das dificuldades e privações das inevitáveis limitações físicas que o diferenciam, ele pode se transformar em um momento único para amar e se sentir amados, em uma oportunidade única para cuidar de alguém. Avós desempenham um papel que de outro modo permaneceria vazio: desempenham um papel fundamental no crescimento e educação dos seus netos e apoio aos seus pais, especialmente nos segmentos menos abastados da população, e dão dicas que têm a capacidade de transmitir amor e unidade à toda família.
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia