Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Papa Francisco » Presente para a família    

Presente para a família   versione testuale
Na audiência Papa Francisco falou das festas: “Se há lugar para toda a família haverá mais sucesso”


Papa Francisco iniciou falando da festa e o seu percurso de reflexão sobre três dimensões que marcam o ritmo da família: a festa, portanto, o trabalho e a oração. “A festa – iniciou na Sala Paulo VI – é uma 'invenção de Deus'”, que “nos ensina a importância de dedicar um tempo para contemplar e se alegrar do que no trabalho foi bem feito. Falo de trabalho, naturalmente, no somente no sentido do ofício e da profissão, mas no sentido mais amplo: cada ação do qual nós homens e mulheres podemos colaborar na obra criadora de Deus”.
 
“Pode acontecer que uma festa chegue a circunstâncias difíceis ou dolorosas, e se celebra talvez 'com um nó na garganta'. No entanto, mesmo nestes casos, pedimos a Deus a força de não esvaziá-la completamente. Vocês mães e pais sabem bem disso: quantas vezes, por amor aos filhos, são capazes de sugar o sofrimento para deixar que eles vivam bem a festa, saboreiem o sentido bom da vida! Há tando amor nisso!”.
 
Se o tempo da festa “é sagrado – explicou o Papa – Deus o habita de modo especial”, para enteder, orientar e apoiar o autêntico valor do tempo da festa a família é dotada de uma competência extraordinária. Como são belas as festas em família, são belissimas! E em particular de domingo. Não é por acaso que as festas em que há lugar para toda a família são as que tem mais sucesso!”.
 
O Papa então acrescentou que “a vida familiar, observada com os olhos da fé, nos parece melhor que os cansaços que nos custa. Nos apresenta como uma obra de arte de simplicidade, bela justamente porque não é artificial, não é fingida, mas capaz de incorporar em si todos os aspectos da verdadeira vida. Aparece-nos como uma coisa “muito boa”, como Deus disse ao término da criação do homem e da mulher. E a festa – cncluiu o Papa – é um precioso presente de Deus; um precioso presente que Deus deu à família humana: não a estraguemos!”.
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia