Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Papa Francisco » Uma oportunidade para proteger    

Uma oportunidade para proteger   versione testuale
Papa Francisco no Encontro com as famílias em Santiago de Cuba: "Sem família a vida se torna vazia"


A "família perfeita" não existe, mas não devemos esquecer que as famílias "não são um problema, elas são antes de tudo uma oportunidade". Na última reunião de sua viagem a Cuba, o papa Francisco se reuniu com as famílias na catedral de Santiago de Cuba. Tomando como exemplo o Evangelho das Bodas de Cana, Francisco evidenciou como "Jesus começa sua vida pública dentro de uma família dentro em uma comunidade doméstica. E é no seio de nossa família que Ele continua a inserir-se, continua a ser parte". Em família, também, "não devemos ter medo das discussões. Eu temo mais casamentos quando me dizem que nunca houve uma discussão”, acrescentou, porque "Jesus escolhe esses momentos para nos mostrar o amor de Deus."
 
Quando vivemos bem na família, continuou Francisco, "os egoísmos diminuem " é em casa, de fato, que "nós aprendemos a fraternidade, a solidariedade, a não ser prepotentes. É em casa que aprendemos a acolher e apreciar a vida como uma bênção e que cada um precisa do outro para avançar. É em casa que nós experimentamos o perdão, e estamos constantemente convidados a perdoar, deixar-se transformar. Em casa não há lugar para as "máscaras".
O Papa destacou como "sem família, sem o calor de casa, a vida se torna vazia e começam a faltar as redes que nos apoiam nas dificuldades, que nos alimentam em nossas vidas diárias e motivam a luta pela prosperidade. A família nos salva de dois fenômenos atuais: a fragmentação e a massificação. Em ambos os casos, as pessoas se tornam indivíduos isolados, fáceis de manipular e governar. Sociedade dividida, quebrada, separadas ou altamente massificadas são consequência da ruptura dos laços familiares; quando perdem as relações que nos constituem como pessoas, que nos ensinam a ser pessoas."
Apesar das "muitas dificuldades que afligem nossas famílias", a esperança do Papa, que pediu para rezar especialmente para o Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia e para o próximo Sínodo, não é esquecer que "as famílias não são um problema, elas são antes de tudo uma oportunidade. Uma oportunidade que temos de cuidar, proteger, acompanhar".
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia