Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Papa Francisco » "Constituição" para a Igreja    

"Constituição" para a Igreja   versione testuale
Papa Francisco, na audiência de quarta-feira: "Precisamos de uma forte injeção de espírito familiar"


"Uma injeção robusta de espírito familiar". É o que é mais necessário tendo um olhar cuidadoso sobre a vida diária dos homens e mulheres de hoje. Disse o papa Francisco esta manhã na Praça de São Pedro, durante a audiência dedicada ao espírito de família. Após o convite para acompanhar o período sinodal com a oração, o Papa sublinhou que "o estilo de relações civilizadas, econômicas, jurídica, profissionais, de cidadania" de cidadania" parece "muito racional, formal, organizado, mas também muito "desidratado", árido, anônimo". No entanto, "a família abre para toda a sociedade uma perspectiva humana": tudo, disse, "nós estamos cientes da indisponibilidade de atenção aos membros da família mais frágeis, mais vulneráveis, mais feridos, e ainda mais afetados por desastres naturais na condução de sua vida. Na sociedade, quem pratica essas atitudes se lhes assemelham ao espírito familiar, certamente não de competição e do desejo de autorrealização".
 
No entanto, "a família não só tem o reconhecimento adequado, mas não gera mais aprendizado! Às vezes, pode-se dizer que, com todo o seu conhecimento, e sua técnica, a sociedade moderna ainda não é capaz de traduzir esse conhecimento em melhores formas de convivência civil". Neste contexto, "a Igreja vê o sentido histórico da sua missão sobre a família e do autêntico espírito familiar: a partir de uma revisão cuidadosa da vida Pode-se dizer que o 'espírito familiar' é uma carta constitucional para a Igreja".
Se Pedro, explicou Francisco, "que foi chamado para ser 'pescadores de homens', hoje precisamos de um novo tipo de rede: poderíamos dizer que as famílias de hoje são uma das redes mais importantes para a missão de Pedro e da Igreja. Esta não é uma rede que faz prisioneiros! Pelo contrário - ele explicou - liberta das águas do mal do abandono e da indiferença, que afogam muitos seres humanos no mar de solidão e da indiferença".
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia