Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Papa Francisco » As promessas das crianças    

As promessas das crianças   versione testuale
Papa Francisco na catequese: "Se olharmos para as crianças através dos olhos de Jesus, podemos entender como, defendendo a família, protegemos a humanidade"


As crianças foram as protagonistas da catequese do Papa na audiência geral de hoje na Praça de São Pedro. "Nós adultos estamos prontos para falar das crianças como uma promessa de vida - disse Francisco. - Todos dizemos: Crianças são uma promessa de vida. Mas eu me pergunto, às vezes, se nós levarmos a sério o seu futuro. A pergunta que devemos fazer na maioria das vezes é esta: o quanto somos leais às promessas que fazemos com as crianças, levando-os a entrar em nosso mundo? Fazemos com que viessem ao mundo e isso é uma promessa, o que prometemos a eles?".
 
Entre as "promessas básicas", "acolhida e cuidado, proximidade e atenção, confiança e esperança", resumida na palavra "amor". Esta última "é a promessa de que o homem e a mulher fazem para cada filho: desde que ele é concebido no pensamento. As crianças vêm ao mundo e esperam ter a confirmação dessa promessa: A esperam de maneira plena, confiante, indefeso. Basta olha-los: em todos os grupos étnicos, em todas as culturas, em todas as condições de vida! Quando ocorre o contrário, as crianças são feridas por um "escândalo" insuportável, muito mais grave, uma vez que não têm os meios para decifrá-lo. Eles não conseguem entender o que está acontecendo. Deus vela sobre esta promessa, desde o primeiro momento [...] Ai daqueles que traem a sua confiança, ai! O seu abandono confiante à nossa promessa, que nos compromete desde o primeiro momento, julgar-nos".
O Papa acrescentou que a "confiança espontânea" que as crianças têm colocado em Deus "nunca deveria ser ferida, especialmente quando isso acontece por causa de uma certa presunção A relação (mais ou menos inconsciente) para nos substituir a Ele. O terno e misterioso Deus com as almas das crianças nunca deveria ser violado. É uma relação real, que é a vontade de Deus e Deus o protege. A criança está pronta ao nascer para sentir-se amada por Deus, está pronta para isso. Assim que ela é capaz de sentir que é amada por si mesma, um filho também sente que há um Deus que ama as crianças". "Só se olharmos para as crianças através dos olhos de Jesus - concluiu ele - nós podemos realmente compreender em que sentido, defendendo a família, protegemos a humanidade! O ponto de vista das crianças é o ponto de vista do Filho de Deus".
 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia