Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Papa Francisco » A fidelidade do amor    

A fidelidade do amor   versione testuale
O Papa na audiencia: "Restituir a honra social", a "promessa de compromisso que se auto-realiza"


A fidelidade do amor foi o tema abordado pelo Papa Francisco durante a audiência geral na Praça de São Pedro.
 
“Na verdade - disse o Papa - a inteira familiar esta realmente fundada na promessa. [...] Podemos dizer que a família vive da promessa de amor e lealdade que homem e a mulher são feitos um ao outro". Uma promessa que, explicou Francisco, "envolve um compromisso de acolher e educar os filhos; mas também ocorre em cuidar de pais idosos, para proteger e cuidar dos membros mais fracos da família, ajudando uns aos outros a alcançar a própria qualidade e aceitar os próprios limites”.
Em nossos dias "a honra da fidelidade à promessa da vida familiar parece - observou Francisco - muito enfraquecida. Por um lado, porque um certo mal-entendido de buscar sua própria satisfação, a todo custo e em qualquer proporção, é reforçada como um princípio não negociável da liberdade. Por outro lado, porque eles dependem somente de compulsão de restrições lei os vínculos da vida social e compromisso com o bem comum. Mas, na realidade, ninguém quer ser amado só para o seu bem ou por obrigação. Amor, bem como a amizade, devem a sua força e sua própria beleza a este fato: que geram uma ligação sem tirar a liberdade: o amor é livre, a promessa da família é livre e esta é a beleza". Assim, "a liberdade e a fidelidade não são opostos um ao outro, de fato, apoiar uns aos outros, tanto nas relações interpessoais, como na social." A lealdade é uma "promessa de compromisso que se auto-realiza, crescendo em livre obediência à sua palavra. A fidelidade é uma confiança que "quer" ser verdadeiramente compartilhada, e uma esperança que "quer" ser cultivadas em conjunto".
O Papa faz um convite a "restituir a honra social para a fidelidade do amor. Necessário subtrair a clandestinidade do milagre diário de milhões de homens e mulheres que regeneram os fundamentos de sua família, que vive cada sociedade vive, sem ser capaz de garanti-lo de nenhuma outra forma. Não por acaso, este princípio de lealdade para com a promessa de amor e da geração está escrito na criação de Deus como uma perene bênção, que é confiada ao mundo".
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia