Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Teologia da família » A vida absorvida pela tecnologia    

A vida absorvida pela tecnologia   versione testuale
O filósofo Fabrice Hadjadj fala em entrevista o relacionamento entre vida e conhecimento, cada vez mais perigosamente inclinado para o segundo dos dois termos, evoluído agora em tecnologia


«Os filósofos e a Igreja nunca teve de justificar o fato de que você morre ou o fato de que se nasce de um homem e uma mulher, eram evidencias. Hoje aqueles que procuram legitimar o sofrimento, a velhice, a morte é considerada cruel. E, como a Igreja continua a fazer isso, é considerado o berço da crueldade e nao da compaixão. Compaixão está ao lado da tecnologia: um bebê geneticamente selecionado por meio da biotecnologia será mais saudável e tera uma melhor integração na sociedade; uma criança nascida embora deficiente, conforme exigido pela Igreja sofrerá. Nós, cristãos, somos o mais cruel de todos, porque nós queremos que as pessoas continuem a sofrer e morrer».
 
É uma análise penetrante, de uma visão altamente original , que confirmou mais uma vez por Fabrice Hadjadj, em uma entrevista com o jornal "Tempi". De acordo com o filósofo francês, saiu recentemente nas livrarias com seu novo trabalho (editora Ares), na nossa época é cada vez mais óbvio o choque entre duas abordagens para a realidade "que é uma família?": O factual e o teórico , o genealógico e o lógico. Uma antítese que Hadjadj remonta ao Jardim do Éden, onde estão a opor-se a árvore da vida, e do bem do mal. O objetivo da serpente foi, na verdade, precisamente para desviar a atenção da existência ao conhecimento, dando um peso desproporcional a ela, o suficiente para obter a relativizar a própria vida. "O último evento da absorção da família na lógica - diz o filósofo - é o domínio da tecnologia. A tecnologia é a ultima maneira de se livrar do genealógico, porque em breve possamos produzir seres humanos: fabricaremos crianças e ciborg».
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia