Torna in Home Page
 HOME POR » Eventos » As Atividades PCF » Do outro lado do mundo    

Do outro lado do mundo   versione testuale
Falar de família na China


Os dias passados em Taiwan na ocasião do 20° Congresso ASPAG foram uma grande oportunidade de conhecer e confrontar-se com uma igreja e uma realidade local muito interessante, marcada de certo modo pelas mesmas perguntas e questões que caracterizam o mundo ocidental e por outros de uma cultura profunda e radicalmente diversa.
O encontro com mais de 120 estudantes da Faculdade Teológica de Taipei trouxe a luz o extremo interesse pelas questões familiares e uma grande necessidade de discussão e formação sobre este tema. Nesta ocasião Mons. Paglia, refletindo sobre a condição da minoria dos cristãos na China, rebateu o valor constitutivo da família não somente para a Igreja mas pela sociedade humana, afirmando que “a sociedade muitas vezes usufrui a família sem compreendê-la. A igreja em realidade desenvolve uma substituição porque a família não é uma questão católica, mas humana”. Disse ainda que “o empenho das famílias cristãs a Taipei é aquele de ser como as grandes auto estradas que atravessam esta cidade: construir comunhão e familiaridade em uma realidade tão arbitrária e com risco de se desumanizar.
No encontro com a imprensa local, o Presidente focalizou-se sobre o estilo familiar do diálogo inter-religioso: No horizonte do único Deus as diversas religiões podem ajudar-se reciprocamente na construção de uma única família humana. O diálogo – continuou – deve existir entre os responsáveis mas, acima e tudo entre famílias: um encontro vivido no respeito recíproco e a partir da própria fé, necessária para dialogar verdadeiramente”.
Foi possível tocar com mãos este diálogo entre pessoas de diversas religiões, fruto de uma vida cotidiana partilhada e familiar, em diversas visitas realizadas durante a permanência a Hsinchu: a escola de infância, uma grande realidade de acolhimento às pessoas com deficiência, a comunidade das religiosas do Sagrado Coração, presentes em Taiwan desde os anos 60.
Enfim, um estilo familiar foi o que marcou o encontro com a paróquia carmelitana de Hsinchu e com a comunidade filipina de Taipei, onde Mons. Paglia presidiu a Santa Missa do I Domingo do Advento.

Galeria de Fotos
Video
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia