Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Das Igrejas locais » Um matrimônio, duas religiões     

Um matrimônio, duas religiões    versione testuale
Um novo documento sobre os casamentos islâmico-cristãos foi publicado recentemente pela Igreja na França.


Uma boa iniciativa da Igreja Católica na França, enquanto a integração dos muçulmanos na vida do país é considerada como uma razão urgente de debate , após os ataques dramáticos de 2015: um novo guia sobre o casamento entre muçulmanos e cristãos, dirigido aos casais, aos responsáveis pela pastoral familiar e aos sacerdotes. Publicado em Novembro de 2015, este documento de 48 páginas é o resultado do trabalho conjunto da Federação nacional dos Centros de preparação ao matrimônio (CPM) na França, O Escritório Nacional para as relações com o Islã e o Grupo das famílias islã-cristãs (Gfic). 
 
É baseada no fato de que, mesmo se ainda sente uma certa relutância em ver os jovens avançarem no sentido de um casamento misto ou interreligioso os casais empurram as instituições a mudarem suas práticas, pedindo para serem acompanhados em seu caminho. Por esta razão, o documento propõe as chaves para a reflexão sobre a preparação e a celebração de um casamento interreligioso, à educação e a transmissão, bem como a relação com as famílias, o cotidiano e as tradições culturais. Aqui está a entrevista com p. Vincent Feroldi, diretor do Escritório Nacional para as relações com os muçulmanos, liderados pela Conferência Episcopal Francesa.
 
Qual foi a razão para a publicação deste documento?
 
O texto aborda este tema em precedência remonta a dez anos atrás. Desde então, a realidade de casais mistos mudou muito e exigiu uma atualização. Os casais vieram para nos dar um impulso. O respeito pela fé dos outros desafia mais: cria dificuldades, mas é também uma fonte de enriquecimento. Apesar de estar em dois, todos podem viver a sua espiritualidade. Cada vez mais, os crentes muito praticantes respeitam a fé dos outros.
 
Quantos são os casamentos entre católicos e muçulmanos na França?
 
É difícil dizer, mas aqui são estimativas: a Arquidiocese de Lyon, em 2013, 1.600 casamentos foram celebrados, incluindo 400 em que um dos cônjuges era um católico e o outro não. Para um quarto dessas 400 casamentos, era um casamento entre dois cristãos. Os outros 300 foram registrados 10 casamentos católico-islâmico sob a forma canônica.
 
Como trabalham com os casais?
 
É um trabalho personalizado, de acordo com o caminho espiritual, o ambiente familiar, o país onde o casal passará, se é predominantemente cristão ou islâmico. O acompanhamento humano e espiritual é muito importante, há tantas soluções, quantos são os casos. O fato de que eles pertencem a duas religiões diferentes cada cônjuge leva a questionar a sua fé, para aumentar a consciência da fé.
 
Qual é o momento mais delicado na vida de um casal misto?
 
É especialmente a chegada dos filhos, um momento difícil, porque não só afeta a vida do casal, que muitas vezes tem amadurecido muito tempo esta escolha, mas também toda a família, incluindo os pais do casal. Muitas vezes, é complicado a decisão de circuncidar um bebê. Além disso, durante o crescimento das crianças, os avós tendem a consultarem os seus filhos sobre tudo, incluindo antigos problemas que já foram resolvidos. Não resolve tudo abstendo-se. Embora as questões tenham sido tratados em grande parte, antes do casamento, não se pode evitar o aparecimento de outros problemas.
 
Quanto à celebração, parece que as opiniões divergem sobre a natureza sacramental ou outra forma desses casamentos ...
 
Há também um debate entre ambos canonistas sobre o caráter sacramental do matrimônio com disparidade de culto, que se celebra entre um católico e outro não-batizado. Alguns acreditam que si, muitos outros não. Pois os responsáveis pela pastoral do matrimônio: poucos têm conhecimento suficiente de Direito Canônico. Muitos deles, por exemplo, se perguntam se a promessa dos cônjuges durante o casamento civil pode ter um valor canônico ou não.
 
(entrevista realizada por Charles de Pechpeyrou)
 
 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia